11 Dicas para se preparar para o Verão (o mais importante é o de #7).

Tempo de leitura: 5 minutos

Ah, o Verão… E com ele a época de praia, sol intenso, malhação… Mas não se descuide: a sua saúde é muito importante. E para se proteger desse sol escaldante e aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano, nada mais útil do que saber quais são as 11 dicas para se preparar para o Verão (e descubra a dica #7, que é o mais importante de todas).

11 Dicas para se preparar para o Verão

11 Dicas para se preparar para o Verão (o mais importante é o de #7)

Agora preste muita atenção nas 11 Dicas para se preparar para o Verão.  E não se esqueça do #7 que, apesar do óbvio, nunca poderá ser esquecido:

01) Faça 5 refeições ao dia.

Não pule as refeições e nem fique sem comer pensando que assim poderá perder peso. O seu corpo precisa dos nutrientes das alimentações para que você consiga executar seus exercícios na Academia.

E para fazer essas 5 refeições, deverá distribuí-los durante o dia em: Café da manhã, Almoço, Jantar e dois lanches entre elas.

02) Coma bastantes verduras e legumes.

Se estiver sentindo fome e quiser emagrecer, prepare um prato bem colorido com verduras e legumes (folhas verdes, tomate, cenoura, brócolis e outros) antes de consumir carboidratos e proteínas.

Isso porque esses vegetais são ricos em fibras (responsáveis pela saciedade), fornecendo tantas calorias quanto os demais alimentos.

03) Dê preferência aos alimentos integrais.

Esse tipo de alimento é uma fonte de cromo, que é um mineral que metaboliza a glicose e desenvolve os músculos do nosso corpo.

Assim, ao escolher qual carboidrato ingerir, prefira as versões integrais dos alimentos, como por exemplo o arroz integral, que contém fibras que ajudam na saciedade e mantém o seu intestino funcionando bem.

04) Consuma alimentos termogênicos.

Esses alimentos promovem um aumento no gasto calórico do organismo durante a digestão, contribuindo para a perda de peso e acelerar o metabolismo.

Exemplos de alimentos termogênicos: chá-verde, canela, gengibre, pimenta-vermelha.

05) É bom não exagerar nas bebidas alcoólicas.

Devido ao calor, muitas pessoas recorrem às bebidas alcoólicas para se refrescarem nesse verão. E além de não ser muito saudável (pois sobrecarrega o fígado, prejudicando o metabolismo), são também muito calóricas e não oferecem nenhum valor nutricional.

E caso tomem alguns copos de bebida alcoólica durante o dia, ficará mais difícil acordar no dia seguinte com boa disposição para praticar exercícios físicos.

Portanto, tenha moderação ao consumir bebidas alcoólicas, ok?

06) Lembre-se de se alimentar corretamente antes e depois de praticar exercícios.

ANTES DOS EXERCÍCIOS
Ir à Academia com o estômago vazio não é uma boa ideia, pois pode resultar em hipoglicemia (nível de açúcar baixo). Porém, também não precisa comer demais antes de fazer os seus exercícios, pois poderá causar congestão (“dor no flanco”).

O ideal seria fazer um lanche leve e esperar 1 hora antes do seu treino. Essa refeição poderá ser:

a) 1 copo de vitamina: 200 ml de leite desnatado batido com 1 banana ou meio mamão-papaia, 2 colheres de aveia e 1 colher de sobremesa de mel;

b) 2 fatias de pão integral com frango desfiado ou 1 ovo mexido.

DEPOIS DOS EXERCÍCIOS
Nesse caso, a alimentação adequada seria repor os nutrientes perdidos, menos as calorias que você queimou: 1 omelete de duas claras com 1 fatia de queijo branco.

07) Beba bastante água.

Além de ser bastante óbvio, não se descuide de beber água: seu corpo precisa de pelo menos 2 litros. Procedendo assim, você eliminará as toxinas do seu corpo e poderá também ajudar a combater a celulite.

Mas tome muito cuidado: algumas pessoas confundem sede e fome, ingerindo alimentos sem necessidade.

08) Faça treinos mais curtos e intensos na Academia. Pode incluir também mais treinos aeróbios na periodização.

Os treinos mais curtos e intensos (Metodologia Tabata) potencializarão o gasto calórico e acelerará o metabolismo, promovendo queima de gordura ainda maior.

E os exercícios aeróbios vão favorecer a sensação de bem-estar e, consequentemente, você adotará o hábito de se exercitar.

09) Mude os seus hábitos: não precisa fazer atividade física somente na Academia.

Se você quiser, poderá incorporar certos exercícios físicos na sua rotina, tais como:

a) Estacione seu carro longe do local habitual, ou desça do ônibus um ponto antes do seu destino;
b) No escritório, vá beber água ou café longe da sua sala;
c) Suba 12 lances de escada por dia (isso equivaleria a uma caminhada de meia hora em termos de queima calórica, sem levar em conta os ganhos de força ao subir essas escadas).

No começo poderá ser até difícil você se acostumar com esses exercícios, porém, tenha foco para seguir essas dicas para se preparar para o Verão. E lembre-se dos seus benefícios, que é a sua saúde, o seu bem mais precioso.

10) Não foque somente em querer emagrecer: pratique atividade física periodizada.

Lembre-se que praticar atividades físicas periodizadas previnem doenças crônicas (diabetes, hipertensão e obesidade), ganho de equilíbrio, velocidade, fôlego e coordenação mecânica. E, além disso, também melhora a saúde do seu sono, disposição, autoestima e até a sua libido.

11) Descanso adequado: dormir bem e repouso também faz parte do treinamento.

Não basta somente focar em fazer exercícios físicos, pois o repouso também é importante para recuperar os seus músculos contra lesões e conquistar os seus objetivos (hipertrofia ou emagrecimento).

O que você achou dessas 11 Dicas para se preparar para o Verão? Conseguiria realizar todos os itens acima? Ou realizaria somente algumas delas?

Se souber de outras dicas, deixe o seu comentário abaixo. Ou, se quiser, pode compartilhar também para aquela pessoa não se descuidar no Verão.


Leia outros artigos:

✅ Cinco produtos para Ganho de Massa Muscular (saiba outros além do Whey).

✅ Óleo de coco e seus benefícios (e saiba qual a sua relação com o leite materno).

Deixe um comentário