3 Receitas de Chás para o bem-estar do corpo e da mente: combate a insônia, alivia o estresse e reduz a fadiga.

Tempo de leitura: 6 minutos

Apresentamos a você 3 Receitas de Chás para aliviar o seu estresse e ansiedade do dia-a-dia tão agitado.

Pois em tempos de crise sobre o qual todos nós estamos passando, isso poderá gerar um agravamento de vários problemas psicológicos, além de trazer também uma sensação de mal-estar e preocupação.

3 Receitas de Chás para o bem-estar do corpo e da mente

Veja agora quais são essas 3 Receitas de Chás para o bem-estar do corpo e da mente:

1) Temperos celestiais de Chá de Ervas

A mistura de camomila, hortelã e erva doce (já utilizadas há muito tempo nas técnicas de relaxamento) faz com que uma xícara de chá seja perfeita antes de dormir.

Pois os seus ingredientes permitem uma alternativa segura e natural para ajudar você a ter um sono bem agradável:

a) Camomila

A Camomila é uma planta medicinal que serve para ajudar no tratamento de irritações na pele, resfriados, inflamações nasais, sinusite, má digestão, diarreia, insônia, ansiedade, nervosismo e dificuldade para dormir. Efeitos Colaterais e Contraindicações: o chá de camomila não deve ser tomado na gravidez e nem o seu óleo essencial deverá ser usado nesse período porque pode provocar contração uterina.

Fonte: Para que serve a Camomila e como usar. (Tua Saúde)

b) Hortelã

O Hortelã é rico em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, tais como vitaminas (A, B, C, D) e sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, potássio, sódio), proteínas e mentol (responsável pelo frescor da erva). Ele pode ajudar no emagrecimento; combate doenças (câncer e Mal de Alzheimer); ajuda a reduzir sensação de fadiga; fortalece o seu Sistema Imunológico; reduz o colesterol; melhora a digestão e saúde bucal (propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas); fortalece os seus cabelos; ameniza cólicas; reduz cravos e espinhas; trata doenças respiratórias; e diminui dores de cabeça.

Fonte:Conheça aqui 13 benefícios da hortelã para a saúde. (Tudo Ela)

c) Erva Doce

A Erva Doce é uma espécie de herbácea aromática comestível utilizada na culinária, perfumaria e como aromatizante de bebidas. Ela possui boas quantidades de potássio (um eletrólito importante que se concentra no interior das células com propriedades vasoprotetoras, ajudando a controlar a pressão arterial e equilibrar também o ritmo de batimentos cardíacos). Combate os radicais livres pró-inflamatórios e contém vitamina A, vitamina B6, ácido fólico, niacina, riboflavina, tiamina, cobre, ferro, cálcio, magnésio, manganês e zinco. E, além disso, contém também a vitamina C, que ajuda o organismo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e prejudiciais.

Entre os seus benefícios, podemos destacar: reduz os gases, diminui problemas estomacais (presença do ácido málico), diminui cólicas (efeito calmante) e reduz inchaço (efeito diurético).

Existem outros Benefícios da erva doce em estudo: boa em casos de gripes e tratamento de câncer.

Fonte: Erva doce: para que serve, benefícios e como consumir. (Minha Vida)

2) Chá de alívio do estresse com Hortelã e Mel

Para ajudar a acalmar sua mente e corpo, a mistura de Hortelã e Mel será bem relaxante em um dia estressante ou facilitará uma noite tranquila.

Veja abaixo seus benefícios:

a) Hortelã

O Hortelã é rico em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, tais como vitaminas (A, B, C, D) e sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, potássio, sódio), proteínas e mentol (responsável pelo frescor da erva). Ele pode ajudar no emagrecimento; combate doenças (câncer e Mal de Alzheimer); ajuda a reduzir sensação de fadiga; fortalece o seu Sistema Imunológico; reduz o colesterol; melhora a digestão e saúde bucal (propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas); fortalece os seus cabelos; ameniza cólicas; reduz cravos e espinhas; trata doenças respiratórias; e diminui dores de cabeça.

Fonte: Conheça aqui 13 benefícios da hortelã para a saúde. (Tudo Ela)

b) Mel

O Mel é o único alimento doce que contém proteínas e sais minerais importantes para a nossa saúde. Porém, ele pode engordar porque é doce e possui as mesmas calorias que o açúcar branco. Para você ter uma ideia, uma colher de sopa de açúcar tem cerca de 60 calorias, enquanto que a mesma medida de mel, 55 calorias.

Entre os seus benefícios, podemos destacar: é anti-séptico; anti-reumático; antioxidante; diurético; digestivo; expectorante; calmante; combate a má-digestão, prisão de ventre e úlceras gástricas; alivia asma, bronquite e dor de garganta.

Destacamos também outros benefícios do mel se você acrescentar outro componente, tais como:

a) Mel com limão: previne gripes e resfriados porque o limão possui vitamina C, que pode fortalecer o seu Sistema Imunológico.

b) Mel com canela: combate a má digestão, cuja causa poderá ocorrer após ter feito uma refeição rica em gorduras.

c) Mel com própolis: alivia sintomas de faringite, amigdalite, gripe e resfriado.

Fonte: Benefícios do Mel. (Tua Saúde)

3) Chá calmante para alívio da ansiedade e estresse

A folha de erva-cidreira e o extrato de maracujá são usados para promover relaxamento, acalmando seus nervos. É uma mistura relaxante e 100% natural para ajudar no sono.

Sinta seus benefícios:

a) Erva-cidreira

A Erva-cidreira é nativa da Europa Meridional, pertence à família da hortelã e do boldo e é muito utilizada na medicina tradicional alternativa e também na culinária. Ela é rica em polifenois, terpenos, taninos, flavonoides, ácido rosmarínico e ácido cafeico, e se destaca também pela ação antioxidante.

Benefícios da Erva-cidreira: diminui dores no estômago (possui efeito calmante no trato digestivo, pois quando o corpo se encontra relaxado, a digestão torna-se mais fácil, ajudando a prevenir doenças gástricas); diminui os gases, pressão arterial e colesterol ruim; alivia cólicas; e possui efeito calmante (ajuda nos sintomas de estresse, ansiedade e depressão).

Fonte: Erva-cidreira – Utilidade, benefícios, contraindicações e como fazer. (Área de Mulher)

b) Maracujá

O maracujá é uma fruta doce e ácida ao mesmo tempo, sendo chamada também de “Fruta da Paixão” pelos americanos. Ele dá suporte ao Sistema Imunológico; previne e combate o câncer; aumenta a hemoglobina do sangue; regula a pressão sanguínea; ajuda a manter o bom humor; auxilia a manter as células do cólon saudáveis; age contra a insônia; alivia quem tem asma; e melhora os seus olhos, a sua digestão, densidade dos ossos e sua circulação.

Fonte: 12 Benefícios do Maracujá – Para Que Serve e Propriedades. (Mundo Boa Forma)

***** DICAS IMPORTANTES *****

Todos os 3 tipos de Chás acima (camomila, hortelã, erva-doce, hortelã e mel, erva-cidreira e extrato de maracujá) você compra no supermercado.


Depois de conhecer as 3 Receitas de Chás para o bem-estar do corpo e da mente, escreva nos comentários abaixo se já costumava tomar chá diariamente.

Veja também mais 3 Receitas:

Café da Manhã com Desinchá: emagrece e combate infecções.

Bolo de Milho Fit: ajuda a emagrecer, protege a sua visão e fortalece sua imunidade.

Pão Caseiro de Whey: perca peso, ganhe imunidade e regule o seu colesterol.

Deixe uma resposta