A importância da água na suplementação: eis o grande segredo da sua performance.

Tempo de leitura: 5 minutos

A importância da água na suplementação.Água é vida e, sem ela, não haveria vida aqui no nosso Planeta. Todo mundo sabe disso, porém a maioria se esquece de beber água suficiente todos os dias. Porque mesmo que você faça dieta para emagrecer, ela é primordial para que ocorra qualquer processo metabólico no nosso corpo de forma eficiente, inclusive na síntese proteica. Assim, queremos que você aprenda sobre a importância da água, principalmente a sua influência no suplemento que você toma enquanto treina.

O pH da Água

O nosso corpo necessita que os líquidos sejam alcalinos e ricos em minerais para equilibrar com os alimentos ácidos ingeridos durante o dia. E a água, sendo alcalina, é rica em minerais alcalinos (cálcio, magnésio e potássio), cujas propriedades digestivas contribui para uma melhor digestão.

É recomendável também que a água tenha um pH superior a 7,0 para neutralizar os efeitos desses alimentos ácidos que consumimos. E esse pH deve ser maior que 7 porque é mais purificada e é antioxidante, fazendo com que as toxinas e a acidez do nosso organismo sejam eliminadas do nosso organismo. E, além disso, há estudos médicos dizendo defender a ingestão de água alcalina para equilibrar a acidez do sangue.

Assim, para manter o equilíbrio do pH sanguíneo, é aconselhável uma alimentação abundante em alimentos alcalinizantes, como por exemplo: legumes e frutas frescas. Mas, se por acaso houver uma quantidade elevada de acidez no organismo, este ativará os seus mecanismos de compensação, como por exemplo mobilizar o cálcio dos ossos que possui a capacidade de alcalinizar esse sangue.

Acidez da Água: como isso afetará no nosso organismo?

Existem condições que podem produzir esse ácido pelas células e também para aumentá-las: são o stress, envelhecimento, doenças, tabagismo e poluição ambiental. E essas condições, quando associadas a alguma desidratação, ingestão de água ácida ou alimentos acidificantes (café, açúcar e refrigerantes), podem agravar ainda mais a acidez no nosso organismo. E isso seria um grande esforço adicional para estabilizar o pH sanguíneo.

E caso ocorra esse esforço adicional, as células terão muita dificuldade em desempenhar as suas funções. Como no caso dos tecidos, que não haverá uma drenagem eficiente, levando-os a um desempenho físico e mental deficientes, menor adaptação em relação ao stress, diminuição da capacidade mental, fadiga, falta de energia e menor resistência muscular. E devido à acidificação crônica no nosso corpo, favorecerá aumento de peso, dores musculares e articulares, doenças degenerativas, osteoporose e aceleração do processo de envelhecimento.

Benefícios da água

Beber água alcalina diariamente (e de forma regular), ajudará você:

1) Prevenir gastrite, azia, úlceras e outras doenças associadas à má digestão;

2) Prevenir a Osteoporose;

3) Aumentar a proteção antioxidante;

4) Ajuda a metabolizar gorduras;

5) Recuperar a sensação de bem-estar;

6) Retardar sinais de envelhecimento;

7) Hidratar a pele e rejuvenescê-lo também.

Agora que você sabe sobre a sua composição e seus benefícios, falaremos agora sobre a importância da água na suplementação.

A importância da água na suplementação

Se você treina arduamente, deve-se prestar muita atenção na sua ingestão de água. Assim, listamos abaixo a importância da água para quem faz suplementação:

1) Limpa as toxinas do seu corpo

Caso você tenha uma dieta rica em proteína, a água ajuda a remover o excesso de nitrogênio, ureia e corpos cetônicos. E se estiver comendo exageradamente para ganhar peso, então você precisará beber ainda mais água para que os seus rins possam executar melhor o seu trabalho.

2) Ajuda na melhora do funcionamento do suplemento

O suplemento Creatina funciona melhor devido à retenção hídrica dentro das células musculares. E para isso acontecer, deve-se ingerir água em abundância. Assim, se você estiver treinando árduamente, precisará de um polivitamínico e muitas vitaminas que são solúveis em água para ativá-las no seu organismo de maneira mais eficaz possível.

Qual a quantidade ideal para se consumir água por dia?

Tome muito cuidado, pois beber água demais poderá fazer mal para a sua saúde. Assim, deve-se levar em consideração os seguintes dados:

– A água também está presente na alimentação;
– Dados pessoais, como idade e peso;
– Nível de atividade física;
– Clima;
– Função renal;
– Grau de hidratação (exame de bioimpedância);
– Aparência da pele e cor da urina.

Você não precisa se espantar com todas as informações acima. Existe também um Cálculo Simples que você poderá fazer:

Um adulto saudável poderá beber cerca de 35 ml de água por quilo de peso.

Por exemplo: uma pessoa de 70 Kg deveria beber 2450 ml de água pura por dia.

Se você gostou do artigo sobre “A importância da água na suplementação”, escreva nos comentários abaixo. Ou, se preferir, dê sugestões de outros assuntos do seu interesse.

Fontes:

1) A importância do tipo de água que bebemos. (Site: MyProtein)

2) A água e sua importância para quem treina com pesos. (Site: Hipertrofia)

3) 1, 2 ou 3 litros: aprenda a beber água na quantidade ideal. (Site: Terra)

 


Leia outros artigos:

 Alimentos Probióticos: para que servem e seus benefícios.

 Como diminuir o consumo do sal: aprenda 9 maneiras fáceis SEM consumi-lo!

 Como emagrecer rápido com a Dieta Low Carb: sacie a sua fome de emagrecer.

Deixe uma resposta