Alimentação Saudável ou Prazer de Comer? É possível reconciliar os dois?

Tempo de leitura: 7 minutos

Alimentação Saudável ou Prazer de Comer? Será que é possível reconciliar os dois?

Alimentação Saudável ou Prazer de Comer

Isso é um dos maiores dilemas para quem deseja ter uma vida saudável.

Pois mesmo se alimentando bem, surge aquela sensação de que está deixando de lado aquela refeição gostosa que poderia comer. Mesmo sendo um prato doce ou salgado, crocante ou cremoso, às vezes esquecemos por um breve instante a nossa saúde apenas para saboreá-los (e com peso na consciência).

E a consequência disso, cedo ou tarde, o nosso corpo acabará sentindo: obesidade, diabetes, complicações renais e outros problemas ocasionados por uma alimentação irresponsável.

Mas voltando à pergunta inicial, a resposta seria:

SIM! É possível aliar a felicidade de comer com uma alimentação balanceada e saudável.

E indicaremos 5 alternativas saudáveis. E como bônus, informaremos também mais 10 opções.

Como reeducar um paladar acostumado com excessos nada saudáveis

Geralmente, mudar uma alimentação é bem difícil porque os pratos saudáveis podem parecer não ter nenhum sabor, dando a impressão que está sempre faltando sal ou açúcar.

Porém, o problema não está no alimento em si, mas sim em nosso organismo que já se acostumou a ter mais quantidade de açúcar ou sal em cada colherada. É semelhante a beber um copo de suco logo após comer um pedaço de pudim, cuja sensação é o suco estar amargo. E isso porque as nossas pupilas ficaram entupidas com o excesso de açúcar encontrado naquele pudim, e elas precisavam de um tempo para “limpar” os sensores de sabor.

Logo, a situação deverá ser vista através da ótica de que estamos muito mais acostumados com o sabor do sal e do açúcar do que com o alimento em si. Pois quanto maior a quantidade deles que adicionamos no prato, menos sentiremos o sabor da comida.

Assim, uma alimentação saudável proporcionará verdadeiros sabores de cada prato. Mas para isso, será necessário treinar, pouco a pouco, o nosso paladar para que ele se torne mais sensível. E para que isso ocorra, uma diminuição gradual de açúcar e sal na alimentação cotidiana ajudará muito, principalmente a não sentir uma alteração tão drástica que possa incomodar muito algumas pessoas.

E para finalizar esse assunto, também é importante ressaltar que, de acordo com a American Hearth Association (AHA), a quantidade de consumo de açúcar para homens é de 9 colheres de chá (37,5g); e para as mulheres, 6 colheres de chá (25g).

Em relação ao sal, esse número é bem menor, pois a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que devemos ingerir apenas 5 gramas de sal por dia. Entretanto, o brasileiro está consumindo em média 12g (mais que o dobro recomendado).

Podemos substituir quais alimentos do dia-a-dia por uma opção mais saudável?

Atualmente existem várias opções benéficas para substituir itens do nosso cotidiano, trazendo melhorias consideráveis para o nosso organismo.

Confira abaixo 5 alternativas:

1) Açúcar Refinado → Adoçante Natural

Os adoçantes naturais podem ser uma ótima opção para substituir o açúcar refinado (que apesar de ser muito utilizado no nosso dia-a-dia, pode trazer vários malefícios à saúde).

E a grande diferença entre eles e o açúcar refinado é que o número de calorias poderá chegar até 20 vezes menor, além de zero em índice glicêmico por não conter carboidratos. Todos esses benefícios são acompanhados de um ônus, ou seja, o sabor do adoçante natural é praticamente igual ao açúcar convencional.

🛒 Veja Adoçantes Naturais na nossa Loja

2) Caldas doces convencionais → Caldas doces zero calorias

As caldas doces sempre formam um ótimo acompanhamento para sobremesas, tais como sorvetes ou panquecas. Entretanto, esses produtos podem ter alta quantidade de calorias, sódio e açúcares.

E pensando nesse problema, a Mrs. Tasty lançou uma linha de caldas doces com zero calorias, zero sódio e zero açúcares que mantém também um sabor delicioso. E, além disso, ela é uma fonte de fibras (que ajuda a controlar a glicemia e o colesterol) e possui a proteína isolada da soja (que auxilia no ganho de massa magra e na queima de gorduras).

🛒 Veja Caldas doces Mrs. Taste na nossa Loja

3) Óleo de cozinha → Óleo de coco

O óleo de cozinha (geralmente o mais utilizado é o óleo de soja) possui muitas utilidades em nosso cotidiano, tais como: fritar, temperar e como ingrediente em várias receitas. Mesmo sendo um óleo vegetal, infelizmente o óleo de soja pode trazer vários malefícios para a nossa saúde, principalmente quando for elevado a altas temperaturas, causando envelhecimento precoce, terreno para tumores e problemas cardiovasculares.

Para contornar esse problema, surgiu o óleo de coco, que fornece uma ótima alternativa porque a sua composição saudável de ácidos graxos é enviada diretamente para o fígado, onde se transforma em energia. Dessa maneira evita-se gordura acumulada, é extremamente nutritivo para peles ressecadas e tem também efeitos calmantes, hidratantes e antioxidantes.

Fizemos um Artigo Especial sobre Óleo de Coco:

Óleo de Coco: Você sabe como ele pode matar bactérias, fungos e parasitas prejudiciais ao seu intestino? (E descubra também qual a sua relação com o leite materno).

🛒 Veja também Óleo de Coco na nossa Loja

4) Temperos prontos convencionais → Temperos zero sal

Sempre desejamos que nossas refeições tenham mais sabor e, para isso, utilizamos temperos para dar esse realce. Entretanto, esses temperos prontos convencionais possuem alta quantidade de sódio que podem causar muitos problemas de pressão alta e complicações renais.

E para resolver esse problema, novamente aparece a Mrs. Taste através de seus temperos zero sal, mas que contêm muito sabor porque são utilizados apenas ingredientes naturais, realçando o gosto dos alimentos de uma forma natural.

🛒 Veja Temperos Zero Sódio Mrs. Taste

5) Salgadinhos de milho → Snacks Proteicos

Os salgadinhos de milho possuem vários sabores (queijo, presunto etc.), são ideais para lanches entre refeições e adorados principalmente pelos jovens. Entretanto, esses salgadinhos engordam, possuem poucos nutrientes e alta quantidade de sal que podem causar problemas renais e “calorias vazias”.

Assim, foram criados os Snacks Proteicos, que são salgadinhos prontos para o consumo com restrição de calorias, podendo possuir elevado índice de proteínas e minerais, baixo teor de sódio, baixo teor de gordura e não contêm glúten.

🛒 Veja Snacks Proteicos na nossa Loja

Conclusão: Existem alimentos saborosos e saudáveis. O preconceito está em nossa mente.

O mercado de alimentos saudáveis evoluiu bastante nas últimas décadas. Portanto, é possível encontrar alternativas que fazem bem ao nosso corpo.

Basta pesquisar, comparar, provar e comprovar que você pode, sim, ter uma vida fit sem perder o prazer de comer.

Dica Bônus: mais 10 opções saudáveis

Além das 5 alternativas acima, você precisa conhecer mais 10 (e ótimas) opções saudáveis na nossa Seção de Alimentos Funcionais:

🛒 Barras Proteicas

🛒 Bebidas Proteicas 🛒 Cafés e Chás 🛒 Chocolate Proteico

🛒 Derivados do Amendoim 🛒 Pastas de Amendoim 🛒 Oleaginosas

🛒 Especiarias para cozinha 🛒 Molhos

🛒 Panquecas


Escreva nos comentários abaixo se esse artigo ajudou você a conciliar Alimentação Saudável com o Prazer de Comer.

Leia também mais 3 Artigos:

Alimentação Saudável – Dia 16 de Outubro: Dicas e 10 Passos para melhorar a sua saúde.

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade: mais da metade da população brasileira é obesa. Para combatê-la, conheça 3 suplementos para emagrecer.

Dia Mundial da Saúde Mental: combata a depressão através de 5 suplementos.

Deixe uma resposta