Benefícios do Suco de Uva: beba diariamente para controlar a sua pressão arterial.

Tempo de leitura: 6 minutos

Nesse artigo, além de você aprender sobre as suas propriedades nutricionais, descobrirá por que o suco de uva pode controlar a sua pressão se bebido todos os dias. E isso é somente um dos benefícios do suco de uva.

O Suco de Uva e suas propriedades nutricionais

Uma das alternativas do aproveitamento da uva seria a elaboração do seu suco. E devido à facilidade de elaboração das suas características organolépticas (cor, odor e sabor) e do valor nutricional, o suco de uva poderá ser uma boa opção para a dieta alimentar.

E em relação aos seus valores nutricionais, o suco de uva poderia ser comparado com a própria uva. Pois na sua composição contêm açúcares, sais minerais, ácidos, vitaminas e compostos fenólicos responsáveis por sua cor e estrutura.

Quanto à cor, o suco de uva pode ser classificado como: tinto, rosado e branco. E quanto ao processamento e constituição, ele poderá ser classificado em: suco de uva integral, suco de uva concentrado, suco de uva desidratado, suco de uva adoçado e suco de uva reprocessado.

Assim, o suco de uva é considerado uma bebida tanto sob o aspecto energético quanto nutricional e terapêutico, além de ser também uma bebida de gosto doce e ácido ao mesmo tempo, e com baixo teor de gordura e sódio.

E, além disso, é de fácil digestabilidade e possui quantidade elevada de açúcares, ácidos orgânicos, sais minerais e vitaminas.

Principais constituintes do Suco de Uva

Os principais constituintes do suco de uva são:

1) Água

A água é o principal elemento que compõe o suco de uva (sob o ponto de vista quantitativo). Ela é extraída do solo pelas raízes da videira e armazenada nas células da uva, passando para o suco durante o processamento.

2) Açúcares

Os açúcares representam os constituintes energéticos do suco de uva, cuja quantidade depende do cultivo e do nível de maturação da uva.

Entretanto, segundo a legislação brasileira, ela estabelece um mínimo de 14 °Brix. E os dois principais açúcares presentes no suco de uva são a glicose e frutose em proporções aproximadamente iguais.

Esses açúcares são glicídios simples, sendo facilmente assimiláveis pelo organismo humano.

3) Ácidos Orgânicos

Os ácidos orgânicos são responsáveis pelo sabor ácido do suco de uva. Além de possuir também um poder bactericida pronunciado, os que estão presentes neles seriam os ácidos tartárico, málico e cítrico.

Esses três ácidos representam uma ação estimulante da secreção salivar e do suco gástrico.

4) Minerais

No suco de uva, encontramos os seguintes minerais e sais: potássio, cálcio, magnésio, manganês, sódio, ferro, fosfatos, sulfatos e cloretos.

Os minerais participam, sob o ponto de vista fisiológico, na constituição dos ossos, do sangue e dos nervos, além de neutralizar também a ação de certos ácidos (como o ácido úrico) e garantir a alcalinidade do sangue.

Uma observação interessante sobre os dois componentes encontrados no suco de uva: o teor elevado de potássio e o baixo valor de sódio não comprometem a pressão arterial.

5) Substâncias nitrogenadas

O suco de uva apresenta substâncias nitrogenadas na forma de polipeptídeos, proteínas, nitrogênio amoniacal e aminoácios.

E como estão presentes esses aminoácidos essenciais no suco de uva, ele poderá contribuir para suprir as necessidades diárias desses nutrientes.

6) Vitaminas

As vitaminas são importantes para os processos vitais do nosso organismo, tais como o metabolismo dos açúcares, manutenção de resistência física e controle dos radicais livres.

Assim, no suco de uva podemos encontrar as vitaminas do Complexo B (tiamina, riboflavina e niacina), ácido ascórbico e inositol.

Leia o nosso artigo especial sobre radicais livres:

Radicais Livres: é possível combatê-los com suplementos?

7) Compostos Fenólicos

Os compostos fenólicos são os elementos responsáveis pela cor e adstrigência do suco de uva tinto.

Geralmente, é atribuída a esses compostos uma ação benéfica que pode regular a permeabilidade e resistência dos vasos sanguíneos (propriedade vitamínica P). E, além disso, o tatino apresenta efeito antibiótico muito importante.

8) Pectina

Devido ao seu poder geleificante, a pectina contribui para aumentar a viscosidade do suco de uva, sendo constituída por moléculas de ácido galacturônico, sobre os quais podem ser hidrolisadas pelo calor ou pela atividade enzimática.

Geralmente, o suco de uva apresenta teor de pectina superior se comparada com outros sucos.

Benefícios do Suco de Uva

Benefícios do Suco de Uva
Um copo (200 ml) de suco de uva tinto integral corresponde a 146 calorias.

Segundo a nutróloga Cristiane Coelho, a substância mais importante presente no suco de uva seria o resveratrol, que é um composto fenólico que fica na casca da uva e funciona como um protetor do alimento contra o ataque de vírus e fungos.

E o resveratrol também combate a produção de toxinas e radicais livres, evitando a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos e diminuindo os níveis do mau colesterol no sangue (LDL). E, além disso, ele também previne infartos e acidente vascular cerebral, mais conhecido como AVC (o popular derrame). E a pressão arterial também tende a ficar sob controle caso você tome suco de uva diariamente.

E tem mais: essa bebida também age contra o câncer, contribuindo para a redução de incidência de tumores (principalmente os de pulmão, intestino e cólon). E de acordo com pesquisas publicadas no periódico americano (Journal of Nutrition), os compostos antioxidantes encontrados nas uvas podem prevenir danos ao DNA e evitar que uma célula se torne maligna.

Leia o nosso artigo especial sobre antioxidantes:

Alimentos Antioxidantes: o que são, benefícios e conheça 41 tipos.

Entre outros benefícios do suco de uva, podemos citar:

  • Fortalece o Sistema Imunológico devido aos ativos com poder anti-inflamatório e antimicrobiano.
  • Acelera o metabolismo, reduzindo o ácido úrico (substância produzida pelo organismo e que causa fadiga).
  • Repara as células do corpo e ajuda a prolongar a juventude da pele.
  • Por ser alcalinizante (ou seja, combate a acidez sanguínea), é indicado para indivíduos que consomem carne em excesso.
  • É um valioso estimulante digestivo, além de favorecer também as funções hepáticas do fígado.

Fontes:

1) Suco de Uva. (Coleção Agroindústria Familiar, Embrapa)

2) Benefícios proporcionados pelo suco de uva. (M de Mulher)

Agora que você sabe sobre os benefícios do suco de uva, escreva nos comentários abaixo se vai acrescentá-lo na sua alimentação do dia-a-dia.


Veja mais 2 artigos:

Saiba Tudo sobre Sucos Detox.

Dieta do Shake: substitui uma refeição, é deliciosa e emagrece.

Deixe uma resposta