Benefícios dos Antioxidantes para a sua imunidade.

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe quais são os benefícios dos Antioxidantes para a sua imunidade e o que eles podem proporcionar para melhorar a sua saúde?

Primeiramente, os antioxidantes são muito importantes porque são peças fundamentais para ajudar o seu corpo a combater os mais variados tipos de doenças.

E isso é apenas uma das principais características desses nutrientes, que também agem em diversas outras funções do corpo (como na prevenção do envelhecimento precoce e o bom funcionamento dos Sistemas Nervoso e Circulatório).

Benefícios dos Antioxidantes para a sua imunidade.

O que são antioxidantes?

Antes de explicarmos o que são antioxidantes, primeiro devemos falar sobre os radicais livres:

Radicais livres são substâncias produzidas pelo nosso corpo e que atuam de várias formas, tais como gerar energia e atacar infecções.

Entretanto, quando estão em uma quantidade alta no nosso organismo, os radicais livres começam a oxidar outras células, ocasionando a morte precoce das mesmas.

Esse acúmulo de radicais livres pode acontecer devido a vários hábitos: tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e má alimentação.

Para saber mais sobre radicais livres, leia nosso Artigo Especial:

Radicais Livres: é possível combatê-los com suplementos?

E é nesse momento que entram em ação os antioxidantes, pois eles eliminam esses radicais livres e, em vários casos, até evitam o dano que eles podem causar.

Várias substâncias têm função antioxidantes, e as mais conhecidas são as vitaminas e o minerais. Para exemplificar, listamos algumas abaixo:

  • Vitamina C;
  • Vitamina E;
  • Betacaroteno;
  • Flavonoides;
  • Curcumina;
  • Polifenois;
  • Clorofilina;
  • Taninos;
  • Zinco;
  • Selênio.

Como os antioxidantes agem em nosso sistema imune?

Cada substância age de maneira diferente ao proteger o organismo. E uma alimentação saudável e diversificada será de suma importância para garantir que o seu corpo tenha acesso a vários antioxidantes.

Isso porque eles serão necessários para que o seu corpo consiga produzir células de defesa.

Veja abaixo alguns alimentos antioxidantes:

1) Alho e cebola são ótimos contra doenças virais como a gripe, pois possuem compostos com função imunoprotetora;

2) Gengibre tem uma forte atuação bactericida, além de possuir também boa quantidade de vitaminas B6 e C;

3) Vegetais verde-escuros (como brócolis e couve) são ricos em ácido fólico, vitaminas A, B6 e B12, sendo fundamentais para o desenvolvimento das células imunes, ajudando a resistir contra as infecções;

4) Frutas cítricas são ricas em vitamina C, que são poderosos aliados no combate aos vírus e bactéricas que podem infectar nosso corpo.

Conheça também nossa lista com 41 tipos de alimentos antioxidantes:

Alimentos Antioxidantes: o que são, benefícios e conheça 41 tipos.

A suplementação pode ajudar?

SIM, com certeza a suplementação poderá ajudar porque eles garantirão que você tenha acesso a todos os benefícios que a sua alimentação rotineira não possui.

E com o avanço da tecnologia dessa área, atualmente temos acesso a inúmeras opções de produtos que disponibilizam as vitaminas e minerais que o nosso corpo tanto precisa.

Mas hoje queremos tratar, especificamente, sobre os MULTIVITAMÍNICOS.

Os Multivitamínicos são responsáveis pela reposição das vitaminas e minerais essenciais que o nosso corpo não é capaz de produzir por si só. E além de garantir melhor a disposição e eliminar os radicais livres, eles também retardam o envelhecimento.

Pois apenas em um comprimido, você terá acesso às Vitaminas do Complexo B, além de outras vitaminas também, tais como: A, C e D, sem falar nos minerais (zinco, ferro, potássio, cálcio, magnésio e fósforo).

E em todo o caso, sempre será melhor consultar um nutricionista, pois esse profissional poderá lhe indicar quais antioxidantes o seu corpo precisa suplementar.

Conheça os Multivitamínicos na nossa Loja:

🛒 Multivitamínicos e Polivitamínicos


Depois de saber sobre os benefícios dos antioxidantes, escreva nos comentários abaixo a sua opinião sobre eles.

Leia também mais 3 Artigos:

Como aumentar sua imunidade em tempos de coronavírus?

Vida saudável: é possível manter a saúde durante o confinamento?

Importância da meditação para o corpo: ela pode combater o stress?

Deixe uma resposta