Como aumentar sua imunidade em tempos de coronavírus?

Tempo de leitura: 6 minutos

Nesse Artigo, iremos abordar como aumentar sua imunidade em tempos de coronavírus, pois essa dúvida é muito comum hoje em dia devido à pandemia de um vírus que, à primeira vista parece não ser muito mais perigoso que uma gripe, porém já levou milhares de pessoas à morte.

E isso está mudando muita coisa na nossa sociedade e somos levados a refletir sobre a nossa saúde.

Assim, explicaremos logo a seguir o que devemos fazer para fortalecer nosso Sistema Imunológico e, mesmo que sejamos infectados, como o nosso corpo deve se preparar para lutar contra tal enfermidade.

Como aumentar sua imunidade em tempos de coronavírus

Hábitos de higiene podem salvar sua vida

Embora muitas pessoas ainda acreditem nisso, não é o frio que causa a gripe.

“Mas aprendi com a minha mãe que pé descalço no chão frio, ou tomar chuva, vão me deixar com resfriado.”

A resposta para isso é simples: a única coisa que pode nos causar a gripe seria o vírus que transmite a mesma; logo, só teremos problema com a doença caso ele tiver acesso mais fácil ao nosso organismo.

Portanto, andar descalço facilita bastante a contaminação, embora os microrganismos normalmente não consigam nos infectar através do pé, pois eles ficam por ali e são levados para a nossa cama, sofá etc.

A chuva também facilitaria o contágio porque a água é um ambiente que facilita a proliferação desses seres.

O clima frio é outro facilitador para essa infecção, principalmente porque, nessa época, o ar fica mais seco, atingindo diretamente nossas mucosas que, se ressecadas, tem a produção de anticorpos afetadas, diminuindo nossa defesa. E, além disso, no frio costumamos também a ficar em ambientes mais fechados, facilitando a transmissão através desse ar que não tem circulação.

O vírus pode sobreviver até 48 horas no ambiente. Por isso, é muito fácil transmiti-lo através de cumprimentos (aperto de mão, abraço, beijo) e ao tocar em uma superfície infectada (maçanetas, copos, mouses, teclados).

Entretanto, é necessário salientar ainda que nossas mãos podem estar com vírus, e basta levá-los à boca, nariz e olhos para que ele possa se infiltrar no nosso corpo. Portanto, uma simples lavada de mãos com sabão e água já mataria praticamente todas essas ameaças. E isso ocorre porque a água leva embora a maioria dos microrganismos, e o sabão mata o restante pois tira o envelope de gordura que normalmente os protege (e o coronavírus seria um desses, cujo nome foi dado justamente devido à capa de gordura dele que possui o formato de coroa ou “corona” em espanhol).

É por isso que o hábito de lavar frequentemente as mãos é a principal dica para diminuir muito a probabilidade de infecção com o vírus, além de evitar também o contato das mãos com os olhos, boca e nariz. E deixar os ambientes abertos para facilitar a ventilação seria uma ótima forma de mandar esse vírus embora.

Fortaleça seu sistema imune com alimentação saudável e suplementação

Para que o seu corpo consiga produzir células de defesa, ele necessitará de nutrientes (principalmente de vitaminas e minerais).

Eles são obtidos através da alimentação e, por isso, é de suma importância que você saiba muito bem quais são os benefícios trazidos pelos alimentos que come diariamente.

Por exemplo, alho e cebola são ótimos contra doenças virais como a gripe porque possuem compostos que tem função imunoprotetora.

Já o gengibre tem forte atuação bactericida, além de possuir também boa quantidade de vitaminas B6 e C.

Os vegetais verdes-escuros (como o brócolis e a couve) são ricos em ácido fólico, vitaminas A, B6 e B12, sendo fundamentais para o desenvolvimento das células imunes, ajudando a resistir às infecções.

Poderíamos até descrever parágrafos e mais parágrafos sobre alimentos que aumentam sua resistência a doenças. Portanto, é sempre importante o acompanhamento de um nutricionista para que possa auxiliar você a fazer uma dieta balanceada e eficiente para o fortalecimento de sua imunidade.

Outra maneira de garantir o bom funcionamento de seu sistema imune seria através de suplementos alimentares, pois eles podem garantir que você esteja tendo acesso a todos os benefícios que a sua alimentação rotineira não possui.

Com o avanço da tecnologia dessa área de suplementação, hoje temos acesso a inúmeras opções de produtos que disponibilizam as vitaminas e minerais que o nosso corpo precisa. Porém, hoje queremos tratar especificamente dos Multivitamínicos.

Os Multivitamínicos são responsáveis pela reposição das vitaminas e minerais essenciais que o corpo não é capaz de produzir por si só. Eles melhoram o nosso Sistema Imunológico, garantindo melhor disposição e eliminando radicais livres, o que retarda o envelhecimento.

Em apenas um comprimido, você terá acesso a vitaminas do Complexo B, além de outras vitaminas (tais como A, C e D), e também dos minerais (zinco, ferro, potássio, cálcio, magnésio e fósforo).

Para saber mais sobre Vitaminas e Minerais, leia o nosso Artigo:

Vitaminas e Sais Minerais: 10 suplementos essenciais (e poucos conhecidos) que poderão melhorar a sua saúde.

Para saber o que são Radicais Livres, leia o nosso Artigo:

Radicais Livres: é possível combatê-los com suplementos?

Onde encontrar os Multivitamínicos

Logo abaixo você indicamos 2 dos polivitamínicos mais procurados da nossa Loja:

🛒 Nutri Daily Polivitamínico A-Z 450mg (60 caps) da Apisnutri

🛒 Daily Fórmula 100 tabs da Universal Nutrition

Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa

Como vimos acima, através de pequenas mudanças em nossos hábitos, nosso corpo ficará muito mais resistente a toda sorte de doenças que normalmente nos colocaria na cama.

E independente da duração da pandemia do novo coronavírus, o ideal seria que esse novo estilo de vida continue a ditar a saúde do nosso dia-a-dia, pois ele é apenas um dos milhares de microrganismos à solta no ambiente que poderiam causar danos ao nosso corpo.

Logo, basta aplicar essas dicas em seu cotidiano para que a sua vida fique mais segura e saudável com alterações simples de atitudes diárias.


Agora que você sabe como aumentar sua imunidade em tempos de coronavírus, escreva nos comentários abaixo se já costuma realizar algumas das dicas acima.

Leia também mais 4 Artigos:

Como manter a boa forma se exercitando em casa?

Suplementos Alimentares: o que são, benefícios, tipos e restrições.

Alimentos anti-inflamatórios: descubra quais são os benéficos (e os que prejudicam) o seu Sistema Imunológico.

Alimentação Saudável – Dia 16 de Outubro: Dicas e 10 Passos para melhorar a sua saúde.

Deixe uma resposta