Como diminuir o consumo do sal: aprenda 9 maneiras fáceis SEM consumi-lo!

Tempo de leitura: 4 minutos

Como diminuir o consumo do sal.O sal dá mais sabor na nossa comida, porém o seu excesso poderá fazer mal à sua saúde. Nesse artigo, você aprenderá como diminuir o consumo do sal e conhecer outros produtos para substituí-lo.

Qual é o problema do sal?

O problema do sal é o sódio que, se consumido em excesso, poderá causar certas doenças, tais como: hipertensão, doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce, inchaços e etc.

E não é somente o sal que colocamos na nossa alimentação. Fique atento também com a quantidade de sal embutida em certos produtos industrializados, como por exemplo: salgadinhos, biscoitos, refrigerantes, temperos e molhos prontos, comidas congeladas e até mesmo adoçantes à base de ciclamanto de sódio.

Dica 1: Se você gosta de usar adoçante, não precisará se livrar dele. Poderá usar outro tipo chamado Xylitol, que é um adoçante natural e não faz mal para a sua saúde porque foi aprovado pela Anvisa, e é considerado seguro pela FDA (uma poderosa agência reguladora norte-americana) e pela Organização Mundial da Saúde. Ele é bom para reduzir o seu peso e diminuir a concentração de insulina e glicose no sangue (controle da glicemia). E, além disso, o Xylitol pode ser utilizado para prevenir a obesidade e reduzir a incidência de outros fatores associados à síndrome metabólica.

Qual é a medida diária para se consumir o sal?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve-se consumir o sal até 5 g. Porém, há pesquisas mostrando que o brasileiro está consumindo, em média, 12 g por dia. É um número alarmante e até preocupante, você não acha?

Como diminuir o consumo do sal

Sabemos que é muito difícil controlar o seu consumo, porém você deverá mudar logo esse hábito para não sofrer no futuro.

Veja abaixo algumas dicas de como diminuir o consumo do sal:

1) Compre alimentos que contém pouco sal: tenha o costume de olhar os rótulos dos alimentos. E tome muito cuidado com os enlatados, que possuem muita quantidade de sódio.

2) Tempere alimentos com especiarias, ervas, vinagre e limão.

3) Troque o sal refinado pelo sal marinho 100% integral. Como o sal marinho não é refinado, ele não perde os minerais naturais do sal como iodo, magnésio e oligoelementos.

Você pode usar também o sal rosa do Himalaia, que é considerado um sal saudável porque não há produtos químicos adicionados a ele. Entre os minerais que estão presentes nele, podemos encontrar: zinco, selênio, iodo e cobre. Alguns benefícios do sal rosa do Himalaia: melhora a digestão, desintoxica o organismo, fortalece o corpo por conter 84 minerais saudáveis, reduz a acidez do organismo e a pressão arterial, melhora o sono, promove a saúde das artérias e alivia dores de cabeça.

Dica 2: Conheça a nossa linha de temperos sem sódio para os mais variados tipos de pratos:

🛒 Temperos que não contém sódio

Dica 3: Existem também vários produtos zero sódio (sem sal) no mercado. Leia o nosso Artigo para saber mais:

✅ Produtos Zero Sódio: dê um sabor especial nas suas refeições.

4) Compre carnes frescas e evite aquelas que estão embaladas.

5) Prefira comprar também legumes frescos e não aqueles que são enlatados ou congelados, pois estes contém sódio também!

6) Evite os alimentos processados.

7) Prepare você mesmo aquele caldo e molho de carne, pois os molhos prontos possuem sódio.

8) Evite adicionar sal de antemão na água fervida ao cozinhar massas, arroz, feijão ou legumes. Se preferir, coloque outros temperos na panela como pó de alho ou manjericão seco.

9) Explore outras receitas para experimentar novos sabores. Assim, você estará mais animado(a) para saborear outros pratos com menos sal. Pesquise na internet, que é um lugar riquíssimo de fonte de informação.

Fontes:

1) Como comer menos sal e melhorar sua pressão. (Lar Natural)

2) Como Ingerir Menos Sal. (WikiHow)

3) Sal Rosa do Himalaia – Benefícios, Como Usar, Propriedades e Dicas. (Mundo Boa Forma)

Agora que você sabe como diminuir o consumo do sal, compartilhe esse artigo para que outros melhorem a sua saúde também.


Leia outros artigos:

✅ Suplementos Veganos para ganho de massa muscular.

✅ Óleo de Coco: Você sabe como ele pode matar bactérias, fungos e parasitas prejudiciais ao seu intestino? (E descubra também qual a sua relação com o leite materno).

Deixe uma resposta