Como manter a boa forma se exercitando em casa?

Tempo de leitura: 7 minutos

Com o fechamento das Academias devido ao coronavírus e o confinamento das pessoas em suas próprias casas, normalmente surge uma preocupação: como manter a boa forma se exercitando em casa sem frequentar uma Academia?

Essa resposta é fácil: transforme a sua casa em um local de exercícios.

Muitas pessoas possuem uma rotina de treino em casa e conseguem obter ótimos resultados através dela. Porém, apesar de parecer simples, exercitar-se em casa tem vários obstáculos e particularidades que iremos detalhar nesse Artigo.

E facilitando essa mudança de hábito, possivelmente poderá até tornar a sua casa um local preferido para o seu treino.

Como manter a boa forma se exercitando em casa?

Foco: esse é o primeiro passo

Várias pessoas acabam não tendo sucesso quando treinam em casa porque não preparam um bom ambiente para o treino. E isso não se refere aos aparelhos (até porque o valor elevado deles impedem que a maioria os tenham em casa), mas sim a sua mente, pois será você quem deve encarar sua casa como um lugar de treino.

E como efetivamente você deverá fazer isso? Você poderá fazer através de duas maneiras:

a) Roupa adequada para a prática de exercícios físicos

Colocar qualquer roupa poderá deixá-lo desconfortável e até atrapalhar durante os seus treinos, fazendo seu desempenho cair bastante.

As roupas recomendadas para as mulheres são saias de malha, bermuda, calça legging e tops.

Para os homens, as bermudas também são indicadas, bem como calças de malha, regata e camisetas de um material que facilite a transpiração.

E, além disso, o tênis é essencial em alguns exercícios. Portanto, use-os quando necessário.

b) Rotina de treino e ser fiel a ela

Uma das vantagens de se treinar em uma Academia é que nos deslocamos até lá com um objetivo claro e temos um ambiente propício para isso.

Entretanto, em casa temos inúmeras formas de nos distrair, fazendo perder o foco, tais como TV, computador, videogame, familiares… E como tudo isso poderá nos atrapalhar, seria melhor reservar um horário de nosso dia em um ambiente propenso para ficar lá até finalizar o treino. Ou seja, você deverá entender qual é o seu objetivo e o quanto seu corpo aguentará.

Outro ponto importante é que você não terá um personal trainer a sua disposição acompanhando de perto o seu treino. Portanto, é de suma importância que você entenda também os limites de seu corpo. Logo, o ideal seria, a cada dia, focar em uma determinada parte do seu corpo (assim como na Academia). E fazendo isso, terá um dia para malhar os braços; outro para as pernas, costas etc.

Deixe seu corpo preparado: alimentação, hidratação e alongamento

Para entregar os melhores resultados e um bom desempenho nos exercícos físicos, você deve capacitar o seu corpo. E isso requer muita muita atenção em três áreas:

1) Tenha uma alimentação balanceada e saudável

Os alimentos que você comer devem estar alinhados ao seu objetivo.

Se quer emagrecer, abuse de frutas e verduras, e fuja dos alimentos muito calóricos. Se o caso for ganho de massa, você deve priorizar as proteínas e carboidratos complexos, como a batata-doce e pães integrais.

Alimentar-se antes dos treinos é essencial para garantir a energia que seu corpo precisa para ter um desempenho físico satisfatório.

2) Manter-se hidratado é manter-se saudável

Não é necessário falar aqui o quão importante é a água para o nosso corpo, não é mesmo?

Então lembre-se de tomar bastante água antes, durante e mesmo depois do treino, e nunca fique com muita sede durante os exercícios porque isso poderá ser prejudicial.

As bebidas isotônicas também podem fazer a diferença para repor os sais minerais depois de um treino intenso.

Fizemos um Artigo Especial sobre a importância da água:

A importância da água na suplementação: eis o grande segredo da sua performance.

3) Alongamento prepara seus músculos e juntas para os exercícios

Não é à toa que os profissionais de educação física sempre aconselham alongamento antes de qualquer prática física, seja para atletas profissionais ou até mesmo um treino comum de academia. Pois eles agem tornando seu corpo mais flexível, diminuindo futuras dores e lesões.

Acessórios de treino: eles ajudam bastante, mas não são essenciais

Há dezenas de exercícios que você pode fazer sem se preocupar com acessórios ou aparelhos, e entre eles estão: aeróbicos, flexões, abdominais, agachamento e prancha (estes são alguns exemplos que você poderá realizar e agem em diferentes partes do corpo).

Atualmente, com a ajuda da internet, ficou muito mais fácil conhecer novos exercícios e técnicas para aplicar em sua rotina de treino, porém sempre é importante verificar se ele é recomendado para o nível atual de seu corpo.

Os acessórios podem facilitar bastante sua vida também, além de terem funções bem variadas. Assim, listamos abaixo algumas opções disponíveis em nossa Loja e que vale a pena você conhecer:

1) Bola de exercícios

É uma forma de treinamento que trabalha diversas regiões do corpo, tais como: abdominal, pernas e glúteos.

Ela é muito utilizada também em fisioterapias, possuindo uma variação grande de treinos que melhora o desenvolvimento do músculo trabalhado de forma simples e eficaz. Possui sistema anti-estouro e acompanha bomba pump para enchimento.

Veja essa bola de exercícios na nossa Loja:

🛒 Bola de exercícios

2) Caneleira Kit 10kg (2 de 5kg)

A caneleira oferece proteção e segurança durante a atividade física, sendo ideal para exercícios de fortalecimento dos músculos de quadril, joelho, perna e tornozelo, e também glúteos, coxas e panturrilha.

Veja essa caneleira na nossa Loja:

🛒 Caneleira Kit 10kg (2 de 5kg)

3) Cinta Abdominal Hidrolight

Ela ajuda a combater a flacidez abdominal, sendo indicada no uso pós-parto e pós-cirúrgico (abdominal e de coluna lombar). E é indicada para pessoas que levantam peso.

Promove também alívio das tensões musculares para quem permanece sentado ou em pé durante um longo período.

Veja essa cinta abdominal na nossa Loja:

🛒 Cinta Abdominal Hidrolight

4) Corda com contador de giros Hidrolight

Ela proporciona uma ótima atividade aeróbica porque eleva a frequência cardíaca, além de ser também uma boa opção para fortalecer músculos das pernas e dos glúteos com elevada queima de calorias.

Veja essa corda com contador de giros na nossa Loja:

🛒 Corda com contador de giros Hidrolight

5) Roda de Exercícios Hidrolight

É um aparelho que ajuda a construir e tonificar os músculos do abdômen, lombar e os estabilizadores da coluna.

Por ser feita com material anatômico, a roda de exercícios faz com que você mantenha um bom condicionamento físico com maior facilidade.

Veja essa roda de exercícios na nossa Loja:

🛒 Roda de Exercícios Hidrolight

6) Apoio de Chão em Metal Cromado Hidrolight

Ele possui empunhadura de Soft que minimiza as lesões de punho e dá maior aderência para os movimentos, sendo perfeito para aumentar a amplitude dos movimentos e deixar os exercícios ainda mais eficientes.

A sua base é de borracha e o arco cromado, com material durável e resistente. E seu armazenamento é fácil, possibilitando guardá-lo em pequenos espaços.

Veja esse apoio de chão em metal cromado na nossa Loja:

🛒 Apoio de Chão em Metal Cromado Hidrolight


Agora que você sabe como manter a boa forma se exercitando em casa, escreva nos comentários abaixo se começará a executar essas atividades ou se já fazia isso antes.

Leia também mais 2 Artigos e 1 Receita:

Como ganhar massa muscular magra rapidamente – Parte I (Com Exercícios).

Acessórios para Treino: seja um campeão.

Suco de Guaraná com Açaí: um poderoso energético que melhora o desempenho nos exercícios físicos, protege seu coração e previne contra o câncer.

Deixe um comentário