Como prevenir AVC: suplementos alimentares podem ajudar a combatê-lo?

Tempo de leitura: 4 minutos

AVC (Acidente Vascular Cerebral) é uma das doenças mais perigosas que temos de enfrentar, pois ela causa muitas vítimas todos os anos, sendo a segunda principal causa de morte no mundo e cujas sequelas podem ser duradouras ou até mesmo irreversíveis (principalmente na coordenação motora e na fala). Assim, nesse Artigo, você saberá como prevenir AVC e descobrir se os suplementos alimentares podem ser aliados valiosos na prevenção desse mal.

Como prevenir AVC

AVC: o que é, quais são as causas e sintomas?

Existe uma conexão em seu corpo que nunca pode ser interrompida: o cérebro com o coração.

Pois sem a oxigenação enviada pelo coração ao cérebro através do bombeamento de sangue, ele não poderá processar e responder a todas as informações internas e externas ao nosso corpo. E caso ocorra uma interrupção nesse fornecimento (mesmo sendo por um curto período como acontece nos casos de AVC), as consequências poderiam ser muito sérias.

Logo, o que o AVC ocasiona seria esse bloqueio do bombeamento de sangue para o cérebro, podendo ser duas causas: o rompimento do vaso sanguíneo (AVC hemorrágico) ou a obstrução da artéria por um coágulo de sangue (chamado AVC Isquêmico).

Normalmente os sintomas são dores fortes de cabeça repentinas, dificuldade na fala, desequilíbrio e problemas de coordenação motora, podendo chegar até a paralisação ou dormência total de um ou mais membros.

Embora seja mais comum de acontecer em pessoas acima de 50 anos, o Acidente Vascular Cerebral ocorre também em pessoas mais jovens, principalmente aqueles que já sofrem de pressão alta, alcoolismo, tabagismo e sedentarismo.

Qual é o papel dos suplementos para combater o AVC?

Como vimos acima, a causa do AVC é geralmente o uso de hábitos incorretos, como por exemplo: a má alimentação eleva o nível do colesterol ruim no sangue, o que influencia diretamente na ocorrência dessa doença.

Assim, é seguro dizer que suplementos que contribuem para o bom funcionamento do sistema circulatório ajudam a regular o nível de colesterol e reduzir o coágulo sanguíneo, podendo fazer a diferença na prevenção ao AVC.

Conheça abaixo algumas das melhores opções com esses benefícios:

1) Ômega 3

Um nível alto de triglicerídeos no sangue aumenta a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, desencadeando muitas complicações no seu corpo (tais como pancreatite, esteatose hepática e AVC).

O Ômega 3 auxilia diretamente no controle dos triglicerídeos no sangue, principalmente se for acompanhado de uma boa alimentação e práticas de exercícios físicos. E, além disso, o Ômega 3 também possui ação anti-inflamatória, auxilia a melhorar o humor e a concentração.

Para saber mais sobre Ômega 3, fizemos um Artigo Especial:

Ômega 3 e seus benefícios (e saiba porque uma gestante deveria tomá-lo).

Veja esse suplemento na nossa Loja:

🛒 Ômega 3

2) Coenzima Q10

Coenzima Q10 é uma substância naturalmente produzida pelo corpo. Porém, com o passar do tempo, tem a sua quantidade reduzida, sendo necessário a reposição através da alimentação e suplementação.

Entre os seus benefícios, podemos citar: ação antioxidante, prevenção de enxaquecas e fonte de energia para as células. E também combate as doenças cardiovasculares, pois auxilia a tonificar os músculos do coração, permitindo uma melhor circulação do sangue.

Para saber mais sobre Coenzima Q10, fizemos um Artigo Especial:

Coenzima Q10: descubra por que essa vitamina é muito utilizada por esportistas.

Veja esse suplemento na nossa Loja:

🛒 Coenzima Q10

3) Cloreto de Magnésio

O Cloreto de Magnésio é um dos minerais mais importantes para o organismo porque ele possui várias funções, tais como: melhorar a digestão, acelerar a absorção de outros nutrientes e ajudar no bom funcionamento dos rins e fígado. Ele também auxilia no controle da hipertensão e circulação sanguínea.

Para saber mais sobre Magnésio, fizemos um Artigo Especial:

Para que serve o magnésio? A sua falta poderá causar insônia, dores de cabeça e até doenças muito graves.

Veja esse suplemento na nossa Loja:

🛒 Cloreto de magnésio (60 caps)

🛒 Cloreto de magnésio (120 caps)

Conclusão: Suplementos podem ajudar a prevenir AVC?

Somente suplementos não resolvem!

Apesar dos suplementos poderem ajudar bastante na prevenção do AVC, eles possuem papel coadjuvante nesse combate. Pois se não houver uma mudança na alimentação e nos maus hábitos, infelizmente essas substâncias serão pouco efetivas contra o AVC.

E lembre-se também de sempre ter um acompanhamento médico para entender melhor como prevenir e tratar esses males da melhor forma possível.


Depois de saber como prevenir AVC, escreva nos comentários abaixo se utiliza algum dos suplementos indicados nesse Artigo.

Leia também mais 3 Artigos:

Suplementos Femininos ou Convencionais? Descubra suas diferenças.

Melhores suplementos para homens acima de 40 anos destinados à Saúde, Potência Física e Sexual, e Massa Muscular.

Como melhorar o foco com suplementos: potencialize o seu desempenho no trabalho em home office.

Deixe uma resposta