Dieta ou Suplementação? Descubra qual seria a melhor opção para emagrecer.

Tempo de leitura: 7 minutos

Se você almeja emagrecer, é muito comum a seguinte dúvida: dieta ou suplementação?

Porque quando se está nesse processo de emagrecimento, a tendência seria buscar um caminho mais fácil e rápido para fugir das soluções mais cansativas e espinhosas. E agindo dessa maneira, muitas pessoas cometem erros buscando fórmulas mágicas que ouviram aqui ou acolá, ou alguma opinião de um parente ou vizinho que conheceu na internet, na academia ou até mesmo num churrasco de fim de semana.

Mas em relação à dieta e suplementação, tudo é diferente devido às dúvidas sobre esse assunto. E nesse artigo exclareceremos a seguinte pergunta:

Quero ficar magro(a)! É melhor fazer dieta ou tomar suplemento?

Dieta ou Suplementação

Hoje em dia é mais fácil emagrecer?

Antigamente, a perda de peso era considerada somente pelo lado estético. Porém, com o passar dos anos e com o avanço da medicina, as pessoas começaram a refletir sobre a questão da saúde.

E um exemplo disso seriam os alimentos light, diet e zero presentes nas prateleiras dos supermercados, com várias opções e cada vez mais parecidas com o produto tradicional, além de ajudar também para uma alimentação funcional. Apesar de serem opções mais saudáveis e com preços altos, a tendência seria esses valores ficarem mais acessíveis devido ao aumento de sua procura e também da concorrência.

Seguindo essa lógica, o mesmo ocorre no ramo dos suplementos alimentares que, inicialmente, eram destinados principalmente para beneficiar e desenvolver o desempenho físico dos atletas. Mas atualmente, ele é utilizado pela população em geral, sendo um mercado com amplo crescimento. E isso também seria uma consequência direto do surgimento de várias opções de suplementos para os mais variados objetivos, tais como:

1) Energéticos

Eles agem complementando com nutrientes perdidos nas atividades físicas, além de agir também como fontes preciosas de energia e para melhorar o desempenho nos treinos.

2) Antioxidantes

É composto por nutrientes encontrados em frutas, protegendo as células dos radicais livres para evitar o envelhecimento precoce, por exemplo.

3) Proteicos

Eles são formados por aminoácidos para ajudar na formação muscular e crescimento de massa. E nesse quesito, destacamos o Whey Protein Isolado, que é livre de gorduras e calorias, sendo ideal para ganho de massa magra e diminuição do percentual de gordura.

4) Vitamínicos

Eles suprem carências de vários nutrientes essenciais para o corpo, cujos benefícios vão desde aumento de imunidade até combater o cansaço e problemas hormonais.

5) Termogênicos

Eles aumentam a temperatura do corpo e aceleram o metabolismo, facilitando o emagrecimento.

Conclusão

Podemos concluir que, embora não seja muito fácil emagrecer, o estilo de vida saudável e a forma de se alimentar está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas.

E para o auxílio delas, progressivamente o mercado vem ofercendo diversas opções (tanto de alimentos saudáveis quanto de suplementação).

Conheça a importância da dieta

Antes de conhecer essa importância, existe algo que deverá servir como base para toda a dieta (e que fará também toda a diferença para o resultado da mesma): uma alimentação saudável.

Pois diferente das dietas, que geralmente são periódicas e focadas em algum tipo específico de objetivo/alimento (o significado de dieta no dicionário é: predominância de um tipo de alimento na nutrição, como por exemplo a dieta vegetariana), a alimentação saudável englobaria uma reeducação alimentar que passaria a ser parte do estilo de vida da pessoa.

Em suma, essa alimentação saudável evitaria excessos (principalmente de gorduras e açúcares) que poderia prejudicar a saúde, além de fugir também dos alimentos industrializados, tendo sempre a preferência pelos naturais.

Assim, a dieta entraria em cena com a função de fornecer uma nutrição específica para algum tipo de objetivo: seja emagrecer ou ganhar massa. E uma dieta ideal para perda de peso seria uma quantidade de calorias ingeridas ser menor do que as gastas (que é quando ocorre a queima de energia e o emagrecimento).

E, além disso, também é importante se alimentar de 3 em 3 horas, mantendo um balanceamento de alimentos que forneçam energia na medida certa, de modo que o desempenho nas atividades físicas não seja prejudicado.

Outro ponto importante a ser realçado seria ter um acompanhamento médico para que o indíviduo esteja sempre direcionado para uma dieta correta. Porque dietas não prescritas por um nutricionista podem trazer grandes problemas para o nosso organismo, indo em direção contrária ao objetivo inicial em busca do corpo saudável.

Termogênico: o suplemento que auxilia no emagrecimento

A palavra suplemento possui como definição principal “aquele que supre”, “provê aquli que está em falta”. E dessa maneira, pode-se dizer que os suplementos aceleram a caminhada até o objetivo final, independemente do que for.

E como dissemos anteriormente, existem vários suplementos para diversas funções diferentes. Porém, nesse artigo, aprofundaremos mais nos Termogênicos.

O suplemento do tipo Termogênico sempre é citado quando o assunto recai em acelerar a perda de peso, mas será que isso é verdade? E a resposta é bem simples: com toda a certeza!

Pois os Termogênicos possuem como objetivo principal aumentar a temperatura corporal e, consequentemente, acelerar também o seu metabolismo (dessa forma, mais calorias serão queimadas, ocasionando a perda de peso).

Muitos desse tipo de suplemento são compostos pela cafeína, proporcionando maior energia e disposição para os exercícios físicos. São fatores que, aliados com a aceleração do metabolismo, transformam em um aliado extremamente eficaz para o emagrecimento.

Porém, é importante frisar que a suplementação é parte de um processo, pois só terá um bom funcionamento eficaz se for aliado com a prática de atividades físicas de forma frequente. E apesar de não ser uma regra, o ideal seria tomar Termogênico antes do treino para potencializar o desempenho físico e queimar calorias.

Para saber mais sobre esse assunto, fizemos um Artigo Especial sobre Termogênicos:

O que é Termogênico e para que serve? Ele é bom para emagrecer?

Conclusão Final: Dieta ou Suplementação? Será que existe opção melhor do que a outra?

Como pudemos observar, tanto a dieta quanto a suplementação possuem vários benefícios e vantagens quando o quesito é o emagrecimento. E o melhor disso tudo é que uma pode caminhar juntamente com a outra.

Na verdade, isso seria a melhor maneira para se obter um resultado rápido e saudável para o seu corpo.

Pois enquanto a dieta vai lhe fornecer apenas a quantidade necessária de nutrientes e energia, os Termogênicos potencializarão a queima de calorias e melhora no desempenho de seus treinos.

Onde encontrar os Alimentos Funcionais e Termogênicos?

A nossa Loja possui uma variedade grande de alimentos funcionais que poderão fazer parte da sua dieta, pois possuem altíssima qualidade e são produzidos de forma natural, o que é muito importante para uma alimentação saudável. E entre esses alimentos, podemos destacar: cafés, caldas, molhos e até as famosas barras proteicas.

Confira a nossa seção desses alimentos:

🛒 Alimentos Funcionais

E confira também a seção dos Termogênicos:

🛒 Termogênicos


Escreva nos comentários abaixo se esse artigo ajudou você para entender melhor sobre dieta ou suplementação.

Leia também mais 4 Artigos:

Ranking das Dietas: 16 dietas avaliadas por profissionais da saúde.

Peso Ideal: descubra como saber o seu peso ideal para controlar a sua dieta e como melhorá-la.

Definir abdômen: saiba como ter uma barriga estilo tanquinho.

Whey com água ou leite? Descubra qual deles é o ideal para ganhar massa muscular ou emagrecer.

Deixe uma resposta