Fonte de Energia no Esporte: conheça 3 produtos para melhorar a sua performance.

Tempo de leitura: 7 minutos

Se você curte fazer esporte, seja para lazer, profissão ou até mesmo apenas para se exercitar, sabe que é necessário possuir um bom condicionamento físico. Porém, será que existe alguma fonte de energia no Esporte para você não perder “aquele gás” enquanto estiver treinando?

Fonte de energia no Esporte

Qual é a melhor fonte de energia para melhorar a sua performance nos esportes?

Os esportes cumprem um papel muito importante no nosso dia-a-dia, melhorando principalmente nosso condicionamento físico. Porém, o nosso corpo pode acabar não tendo toda aquela performance que sempre desejamos, e infelizmente ficamos frustrados por isso.

Isso ocorre devido a inúmeras razões, e uma das principais causas é a energia porque será ela que servirá de combustível para o nosso organismo durante os exercícios. E caso ela não esteja bem abastecido, podemos ter vários problemas.

Porém, será que existe uma fonte de energia que seja a melhor para praticar esportes?

Antes de responder a essa pergunta, vamos conhecer um pouco cada uma delas e como agem no corpo.

Fontes de Energia no Esporte

Existem 3 Fontes de Energia para melhorar o nosso desempenho no esporte:

1) CAFEÍNA: um poderoso estimulante a curto prazo

Quando se fala em energia, é impossível não se lembrar da cafeína, que se popularizou bastante devido ao café. Ela é uma das substâncias mais recomendadas para ganho de desempenho e disposição.

A Cafeína age no Sistema Nervoso Central bloqueando a adenosina (um neurotransmissor calmante), ocasionando uma elevação do nível de adrenalina do corpo e fazendo aumentar a disposição. Como consequência disso, também acelerará o Metabolismo, aumentando a queima de calorias e auxiliando a evitar a exaustão dos treinos mais intensos.

Após a sua ingestão, a Cafeína leva de 40 minutos até 2 horas para atingir a corrente sanguínea e agir plenamente no corpo. Entretanto, se o organismo já estiver digerindo algum alimento, esse tempo poderá ser alongado bastante.

Ela pode ser encontrada em várias plantas (e muitas delas utilizadas em chás e várias bebidas) como a noz de cola, frutos do guaraná, grão de café e cacau. E possui também alguns efeitos colaterais se for utilizada da forma incorreta e sem acompanhamento de um profissional qualificado, tais como: aumento de secreção gástrica, sensação de ansiedade, angústia e insônia.

Para saber mais sobre a Cafeína, fizemos um Artigo Especial:

Benefícios do suplemento cafeína (além de dar energia, ele emagrece?).

Conheça abaixo alguns suplementos que utilizam a cafeína como matriz energética para maximizar seu rendimento:

🛒 Lipo 6 Black Ultra Concentrate

🛒 Sineflex Hardcore

🛒 Caffeinex

🛒 Kimera

🛒 Kimera Woman (para o público feminino)

🛒 Predator Caffeine

Caso queira mais produtos de Cafeína, acesse a nossa seção de Energia >> Termogênico/Cafeína:

🛒 Mais produtos de Cafeína

2) TCM: energia mais duradoura e saudável

O Triglicerídeo de Cadeia Média (mais conhecido como TCM ou MCT) é outra importante fonte energética classificado como um ácido graxo.

O TCM é extraído do coco refinado, reduz o apetite e favorece a utilização de gordura como fonte de energia, além de ser também uma oferta imediata à célula durante atividades físicas de resistência. Ele atua no organismo de maneira diferente porque não se acopla na corrente sanguínea, sendo metabolizado apenas no fígado e se transformando em energia.

Ele também é um grande aliado na prevenção de Úlceras de Decúbito devido a possuir excelente absorção ao formar uma película protetora para a pele. Isso previne escoriações por causa da sua alta capacidade de hidratação, além de proporcionar ótima nutrição celular e uma pele mais saudável.

Outro benefício importante do TCM seria no Sistema Nervoso Central: ele exerce um papel fundamental para fornecer energia aos neurônios de forma eficaz e contribuir para uma melhor condução de impulsos nervosos. Dessa maneira são observados grandes avanços cognitivos em pacientes com doenças neurodegenerativas.

E, além disso, os ácidos graxos de cadeia média são altamente recomendados para praticantes de atividades físicas e atletas. Pois devido a sua estrutura molecular, o TCM permite melhor fornecimento de energia, poupando glicogênio hepático e muscular durante esse período, melhorando também a sua performance em atividades intensas.

Para saber mais sobre TCM, fizemos um Artigo Especial:

O que é TCM, Benefícios e Para que serve? E por que ele aumenta a performance dos Atletas?

Confira abaixo uma lista de produtos baseados em TCM:

🛒 TCM Isolado da Nutrata

🛒 TCM Science Powder da Performance Nutrition

🛒 TCM Powder da Probiótica

🛒 TCM Óleo de Coco Refinado da Vitafor

Para mais produtos de TCM, acesse a nossa seção de Energia >> Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM/MCT):

🛒 Mais produtos de Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM/MCT)

3) CARBOIDRATOS: indispensáveis para o nosso corpo

Os Carboidratos são uma das principais fontes de energia e devem ser ingeridos diariamente para garantir o bom funcionamento do nosso corpo.

Eles são a principal matriz energética para nossas atividades do dia-a-dia, tais como: andar, correr, pular e mover objetos mais pesados. E, além disso, são de grande importância para exercícios físicos como a prática de algum esporte.

E também possui a função de nutrir as células de nosso Sistema Nervoso Central. Pois em períodos de atividades físicas mais intensas, as células musculares requerem uma alimentação constante de energia. Caso não tenham acesso a estoques de carboidratos, essas células acabarão recorrendo a estoques de proteínas, diminuindo a massa muscular, cujo processo é conhecido como Catabolismo Muscular.

Catabolismo Muscular é um dos grandes inimigos para quem quer ganhar massa muscular. Ele dificulta o ganho de massa e colabora para degradar a musculatura já existente, deixando o seu metabolismo mais lento. Isso diminui a quantidade de calorias que você queima enquanto estiver em repouso.

Logo, se para uma pessoa o Carboidrato é muito importante, para um atleta ele será indispensável para manter a sua performance em alto nível sem prejudicar a sua saúde.

Existem também pontos a serem observados na ingestão em excesso de carboidratos simples (arroz branco e massas) porque ela causará aumento de peso, além de elevar o risco de diabetes tipo 2.

Podemos citar alguns alimentos que possuem boa concentração de carboidratos: arroz, batata, massas em geral, bolachas, aveia, granolas, cereais, frutas e legumes.

Confira agora alguns suplementos que utilizam o carboidrato como principal fonte energética:

🛒 Carb Up Gum da Probiótica

🛒 Pasta de Amendoim Cacau Protein da Vita Power

🛒 Dark Bar da Integralmédica

🛒 Maltodextrina da Body Action

Existe uma matriz energética melhor que a outra?

Cada um dos 3 produtos vistos anteriormente possui uma função única em nosso organismo, agindo de forma diferente para melhorar o nosso desempenho físico.

A Cafeína tem o papel de dar intensidade e acelerar o metabolismo. Portanto, funciona muito bem em conjunto com as outras duas.

O Carboidrato tem que estar sempre presente em sua dieta e, para ganho de massa muscular, ele terá enorme importância. Entretanto, se o objetivo for emagrecimento, é melhor não abusá-lo tanto e buscar outra alternativa (como o TCM).

Assim, primeiramente você deverá ter em mente um Objetivo. E através desse Objetivo, será muito mais fácil escolher um dos produtos mencionados nesse artigo: Cafeína, TCM ou Carboidrato.


Agora que você sabe quais são as fontes de energia no esporte, escreva nos comentários abaixo se alguns deles ajudaram você nas suas atividades físicas.

Leia mais 3 Artigos e 1 Receita de Café Proteico:

5 Suplementos para Energia e Resistência: potencialize o seu corpo e volte a treinar com tudo.

Suplementação no Futebol: conheça os 6 principais para melhorar o seu rendimento esportivo.

🏅 Top 5 Produtos mais vendidos para dar energia: revigore seu cotidiano.

Café da Manhã Fit com Café Proteico: uma febre entre os praticantes de atividades físicas.

Deixe uma resposta