O que é Glutamina, benefícios, efeitos colaterais e como tomar.

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabia que a Glutamina é um aminoácido utilizado em grande escala em nosso organismo? E quando não ingerido através dos alimentos, o nosso corpo poderá apresentar déficits que serão prejudiciais para a nossa saúde. Portanto, nesse artigo, você saberá o que é Glutamina, seus benefícios, se há efeitos colaterais e como tomar.

O que é Glutamina?

O que é Glutamina?

Agora vamos explicar o que é Glutamina: ela é o aminoácido mais comum encontrado em seus músculos (mais de 61% do músculo esquelético é Glutamina). Ela consiste em 19% de nitrogênio, tornando-se o principal transportador de nitrogênio para as células musculares.

Durante o treinamento intenso, os níveis de Glutamina estão muito esgotados em seu corpo, fazendo com que diminua a sua força, resistência e recuperação. Pode demorar até 6 dias para os níveis de Glutamina voltarem ao normal (e convém lembrar que a Glutamina desempenha um papel fundamental na síntese de proteínas). Existem estudos que demonstraram que a suplementação de Glutamina poderá minimizar a quebra do músculo e melhorar o metabolismo das proteínas.

O que o suplemento Glutamina poderá fazer por você?

A Glutamina desempenha um papel fundamental no metabolismo de proteínas, na volumização celular e no anti-Catabolismo. E a capacidade anti-catabólica da Glutamina poderá prevenir o colapso desses músculos.

Catabolismo Muscular é um dos grandes inimigos para quem quer ganhar massa muscular. Ele dificulta o ganho de massa e colabora para degradar a musculatura já existente, deixando o seu metabolismo mais lento. Isso diminui a quantidade de calorias que você queima enquanto estiver em repouso.

Isso é especialmente útil para pessoas que estão “Secando”. Especialmente durante o verão, quando você está tentando se livrar de alguma gordura corporal sem perder nenhum músculo. Assim, a Glutamina será necessária em todo o corpo para um ótimo desempenho.

O seu intestino delgado requer mais Glutamina em seu corpo, e seu Sistema Imunológico também precisará de Glutamina porque esses níveis de Glutamina se esgotam durante os treinos. É por isso que os fisiculturistas são mais suscetíveis a doenças, e a suplementação de Glutamina será muito importante; não necessariamente para ganhar mais músculos, mas para os efeitos de “manutenção” da Glutamina.

Ou seja: a suplementação de Glutamina promoverá um balanço positivo de nitrogênio e pode prevenir perda de massa muscular.

Benefícios da Glutamina

A Glutamina é um doador de carbono e nitrogênio, e ajuda a restaurar o glicogênio, restaurando a energia. E, além disso, a Glutamina é o componente mais importante da proteína muscular e ajuda a reparar (e construir) os músculos.

Veja seus benefícios:

1) Síntese de proteínas: impede que o seu músculo seja catabolizado (“comido”), a fim de fornecer Glutamina para outras células do corpo, reabastecendo os níveis de Glutamina em declínio durante exercícios intensos.

2) Impulsionar o Sistema Imunológico: como a Glutamina é uma fonte de energia primária para o seu Sistema imunológico, ela é um dos nutrientes mais importantes para o seu intestino. E para os fisiculturistas isso é muito importante, já que exercícios pesados tendem a reduzir os níveis de Glutamina.

Os pesquisadores estão sugerindo que a Glutamina é o aminoácido mais importante para o fisiculturista. Ela fornece um componente no metabolismo muscular e no suporte celular não compartilhado por nenhum outro aminoácido, tornando os benefícios da suplementação de Glutamina como um empreendimento realista.

Por que tomar o suplemento Glutamina?

Como você já sabe o que é Glutamina e quais seus benefícios, será que é preciso complementá-lo na sua dieta?

Embora a Glutamina seja uma parte muito importante da suplementação de fisiculturistas, a Glutamina não serve apenas para esses profissionais.

A Glutamina é essencial para manter a função intestinal e auxiliar na resposta imunológica também. Depois que a Glutamina é sintetizada no músculo esquelético, ela é liberada na corrente sanguínea e transportada para o rim, fígado, intestino delgado e células do Sistema Imunológico, sobre o qual desempenha outro papel vital.

Ela é utilizada também pelos glóbulos brancos e contribui para o funcionamento normal do sistema imunitário. Indivíduos com doenças relacionadas à perda muscular e ao sistema imune (como câncer ou AIDS) que podem ser incapazes de produzir seu próprio suprimento de Glutamina, poderão se beneficiar dos suplementos de Glutamina administrados junto com outros aminoácidos.

E ficar doente ou perder massa muscular magra são possíveis sinais de deficiência de Glutamina.

Assim, a Glutamina não é apenas importante para os fisiculturistas com o intuito de ajudar a prevenir o metabolismo, mas também é importante para pessoas comuns com todos os benefícios que ela oferece.

Caso não esteja convencido, fizemos um Artigo Especial sobre esse assunto:

✅ 3 Principais Motivos para usar Glutamina: aprenda como potencializá-lo em seu corpo.

Efeitos colaterais

Será que existem efeitos colaterais da Glutamina?

Na verdade, não existem efeitos colaterais. Pois existem estudos que descobriram que a Glutamina não tem efeitos colaterais adversos. No entanto, como todo suplemento, nunca é uma boa ideia exagerar na dose para não prejudicar a sua saúde. E é por isso que você deve seguir as dosagens recomendadas.

Quando você deve suplementar com Glutamina?

Compreendendo o que é Glutamina, seus benefícios e sabendo que não existe efeito colateral, veja abaixo como você pode suplementá-lo:

Fisiculturistas devem tomar 10 a 15 gramas de Glutamina por dia, suplementando-a entre 2 a 3 vezes ao dia, com cada um servindo em torno de 5 gramas. Os melhores horários para tomar o suplemento em pó de Glutamina seriam pela manhã (após um treino), e à noite (antes de dormir).

Você também deverá se conscientizar de que pode já estar recebendo um pouco de Glutamina em sua dieta através de outros suplementos (caso esteja tomando outros). E como muitos suplementos de proteína já contêm um pouco de Glutamina, então você deverá ler os rótulos para saber com certeza.

Onde comprar Glutamina?

O suplemento Glutamina poderá ser comprado na nossa Loja Virtual:

🛒Glutamina    🛒Glutamina Vegana

Agora que você sabe o que é Glutamina e seus benefícios, comente abaixo se já tomou esse suplemento ou, depois de ler esse artigo, já está pensando em tomá-lo?


Leia mais 3 artigos:

✅ 11 Mitos sobre a Creatina. A surpreendente verdade que nunca contaram a você.

✅ Para que serve Albumina: ótimo para ganho de massa muscular, ela possui 6 benefícios (você não pode ignorar o #5).

✅ Para que serve Vitamina D? Será que só pegar Sol e alimentação serão suficientes?

Deixe uma resposta