Para que serve o Diurético? Ele ajuda a emagrecer?

Tempo de leitura: 3 minutos

O final de ano é uma época de excessos. Excesso na bebida e nas refeições, cuja consequência você verá na balança: excesso de peso, um incômodo para quem deseja estar com aquele corpo sarado. E para contornar esse problema, entram os Diuréticos. Leia esse artigo e saiba para que serve o Diurético e se realmente ele ajuda você a emagrecer.

Para que serve o Diurético

Para que serve o Diurético?

Sempre é bom evitar qualquer tipo de excesso. Porém, caso isso ocorra, os diuréticos poderão reduzir muitas complicações ocasionadas pelas festas de fim de ano.

E o principal motivo é que ele atua nos rins, melhorando a absorção de água e sais minerais pelo organismo, além de aumentar também a quantidade de urina e eliminar várias toxinas nesse processo. Isso é muito importante para quem acabou de ingerir grande quantidade de bebidas alcoólicas.

E o diurético também age na eliminação de sódio, auxiliando nos problemas renais e cardíacos. Como ele atrai e retém líquidos, acabam sendo expelidos juntos com o sódio.

Existem vários diuréticos diferentes que agem em funções distintas no nosso corpo, facilitando a excreção de substâncias específicas, como por exemplo o ácido úrico, que geralmente não é eliminado pela maioria dos diuréticos e seu acúmulo no corpo poderá causar artrite, gota e inflamações nas articulações.

Diurético ajuda a emagrecer?

Sim!

E como mencionamos anteriormente, um dos principais efeitos dos diuréticos é diminuir a retenção de líquidos, o que ocasiona uma perda de peso considerável. E dependendo dos alimentos ingeridos durante o dia, pode ser que uma pessoa fique com até 2,5 Kg a mais somente de líquidos em excesso.

Os sinais ficam mais visíveis com os inchaços nas articulações, dedos e rosto, causando também dores ao se movimentar. E os diuréticos acabam resolvendo esse problema, tratando de maneira mas rápida ao realizar a eliminação desse acúmulo de líquidos, causando uma rápida perda de peso.

Fizemos um Artigo Especial sobre Retenção de Líquidos:

Retenção de Líquido: o que é, causas e como minimizar esse efeito incomodativo.

Existem efeitos colaterais para o consumo em excesso de diuréticos?

Como os diuréticos agem eliminando substâncias do nosso organismo, pode-se ter problemas ao eliminar uma quantidade muito grande desses elementos, principalmente água e eletrólitos (como o potássio).

A desidratação pode gerar também vários problemas para a saúde (como a sonolência e o cansaço) e, em casos mais agudos, até desmaios.

No caso de falta de potássio, pode ocasionar câimbras e até osteoporose a longo prazo. E outros problemas, como a perda de apetite e diminuição do volume sanguíneo (pressão baixa).

Quais são os alimentos/produtos com melhor efeito diurético?

Vários itens corriqueiros em nossas refeições possuem grande fator diurético, tais como: limão, gengibre, repolho, tomate, melancia e etc.

E entre os suplementos, na nossa Loja há ótimas opções de diuréticos que agem de maneira rápida e certeira, principalmente os chás:

🛒 Desinchá 210g (30 sachês)

🛒 Chá Solúvel Apisnutri 200g (2 unidades)


Escreva nos comentários abaixo se você costuma tomar algum diurético e se realmente fez você emagrecer.

Leia também mais 3 Artigos:

🏅 Top 5 Guloseimas Fit para o Natal: adoce sua saúde no fim de ano.

🏅 Top 5 Produtos mais vendidos para dar energia: revigore seu cotidiano.

Alimentação Saudável ou Prazer de Comer? É possível reconciliar os dois?

Deixe uma resposta