Para que serve Vitamina D? Será que só pegar Sol e alimentação serão suficientes?

Tempo de leitura: 5 minutos

A vitamina D é benéfica para a nossa saúde e podemos obtê-la através do Sol (e de graça!). Mas será que isso seria suficiente? Descubra nesse artigo para que serve vitamina D, os perigos com a sua deficiência, se há necessidade de suplementá-la e onde encontrá-la.

O Que é Vitamina D?

A vitamina D é conhecida como a Vitamina do Sol, mas não é tecnicamente uma vitamina. Na verdade seria realmente considerado um pró-hormônio, e é sintetizado através da pele em reação à exposição solar. Uma vez criada, a vitamina D age em várias células e tecidos do corpo para estimular o crescimento e a absorção de nutrientes.

Existem duas formas comuns dessa vitamina (D-2 e D-3) e que são muito diferentes em estrutura e função.

D-2 é sintetizado através de irradiação de plantas e tem muito menos biodisponibilidade do que a sua contrapartida. O D-2 não é produzido pelo corpo humano e tem um terço da absorção que o D-3 tem, tornando-o muito menos benéfico para os seres humanos.

D-3, por outro lado, é feito tanto pelo corpo quanto quando tomado exogenamente, e é altamente biodisponível. Para esse artigo, quando a vitamina D for discutida, seria em referência ao D-3 mais bioativo.

Agora vamos explicar para que serve vitamina D:

Para que serve Vitamina D?Para que serve Vitamina D?

Explicaremos agora para que serve vitamina D e seus efeitos no nosso corpo:

A vitamina D é usada pelo cérebro, músculo esquelético, cólon, osso, coração, glândulas supra-renais e até células do Sistema Imunológico. Ela ajuda a regular a absorção de minerais, humor e sensibilidade à insulina, entre outros processos.

Estima-se que quase 50% das pessoas em todo o mundo tenham uma deficiência de vitamina D ou, no mínimo, uma insuficiência dessa vitamina. Embora a maioria de nós tenha acesso aos “raios poderosos” do Sol, essa deficiência de vitamina D é comum quando a pele é protegida do Sol ou naqueles com pigmentos mais escuros.

Quais são os perigos da deficiência de Vitamina D?

Entre esses perigos, poderíamos mencionar:

1) Fraturas por estresse

O papel da vitamina D na absorção de cálcio e fósforo faz com que a deficiência desse nutriente represente uma ameaça à integridade óssea. E poderá ser especialmente perigoso para aqueles já propensos a fraturas por estresse e osteoporose, como corredores de longa distância, atletas do sexo feminino e idosos.

2) Depressão

A deficiência de vitamina D também pode deixar você deprimido e, talvez, até mesmo entediado. Segundo a Academia Americana de Médicos de Família, 10 a 20% dos americanos podem ter um transtorno depressivo leve denominado Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Essa sensação de fadiga geral, peso e insônia, acompanhada de ganho de peso, seria mais comumente diagnosticada nos meses de inverno.

Estima-se que 1 em cada 7 pessoas sofram de sintomas de depressão em algum momento de sua vida, seja por causa do TAS ou por outras causas. Alguns desses sintomas depressivos podem ser causados por desequilíbrios de neurotransmissores ou hormônios. A vitamina D cria um ambiente favorável para a produção de hormônios do bem-estar e pode ajudar a manter um humor saudável.

3) Recuperação Muscular Prejudicada

Estudos também elogiaram o efeito da vitamina D no músculo esquelético. Um estudo da Liverpool John Moores University descobriu que seis semanas de suplementação com 1200 mcg por dia de vitamina D melhoraram a recuperação muscular nos dias após um treino duro. Ou seja: se você treina arduamente, definitivamente valerá a pena considerar tomar suplementos de vitamina D para ajudar a maximizar sua recuperação e diminuir sua chance de lesão.

Vale a pena notar que, apesar de não se obter vitamina D suficiente, pode levar a essas condições, e essa suplementação nem sempre será a solução. Pode até reduzir seu risco, mas não eliminá-lo. E obter mais do que o suficiente não lhe dará nenhum benefício adicional de desempenho acima do intervalo normal. Em outras palavras, uma vez que você tenha apagado sua deficiência, qualquer vitamina D extra não ajudará você a ganhar massa muscular.

Existem algumas formas dietéticas de Vitamina D?

A principal forma como as pessoas obtêm a vitamina D seria através do Sol.

De acordo com o Conselho de Vitamina D, há quantidades muito pequenas dessa vitamina disponíveis naturalmente nos alimentos. Assim, não será provável que possa satisfazer as necessidades suficientes apenas através desses alimentos.

E esses alimentos incluem gema de ovo, peixe gordo, fígado bovino, leite fortificado e suco de laranja.

Infelizmente, muitas empresas alegam fortalecer alimentos com vitamina D, porém estão simplesmente incorporando D-2, uma forma quase não biodisponível de vitamina D. Portanto, não acredite em todo rótulo que você leia!

Onde encontrar a Vitamina D como suplemento?

Você poderá encontrar o suplemento da Vitamina D na nossa Loja:

🛒 Vitamina D

Agora que você sabe para que serve vitamina D, escreva nos comentários abaixo se você toma esse suplemento ou não.


Leia mais 2 artigos:

✅ 11 Mitos sobre a Creatina. A surpreendente verdade que nunca contaram a você.

✅ Carnivor: construa os seus músculos com a melhor proteína da carne.

Deixe uma resposta