Proteína da Ervilha: mais saudável que a proteína animal, é uma dieta vegana preferida dos atletas.

Tempo de leitura: 5 minutos

Pode não parecer, mas para algumas pessoas, a Proteína da Ervilha já é um sucesso no universo vegano.

Como o consumo de carnes, ovos e leite animal é prejudicial à nossa saúde, uma alternativa (e com comprovação científica) seria a dieta vegana. E devido a isso, a proteína da ervilha vem ganhando espaço como substituto de proteínas animais.

E, além disso, algumas marcas já estão usando a ervilha como um de seus ingredientes nos hambúrgueres à base de plantas.

Segundo um relatório de pesquisa de mercado da Global Market Insights, a previsão é que, no período entre os anos de 2018 e 2024, o mercado global de proteína de ervilha terá taxas de crescimento anual de 12,9%. Ou seja: o volume de mercado poderá subir para 160 milhões de dólares até 2024.

E um dos motivos para a substituição de proteínas animais pela proteína de ervilha seriam:

  • Preço mais em conta;
  • Benefícios para a saúde;
  • Evita perigos ao meio ambiente (desperdício da água, desmatamento, mudanças climáticas e ineficiência na produção de alimentos);
  • Crescimento da demanda vegana do mercado.

Fonte: Vegan Business.

Proteína da Ervilha: mais saudável que a proteína animal, é uma dieta vegana preferida dos atletas.

O que é Proteína da Ervilha?

É uma proteína de alto valor biológico que fornece boa digestão e absorção. E, além disso, possui também quantidades adequadas de aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles aminoácidos que não são produzidos pelo corpo e que devem ser obtidos através de dieta ou suplementação.

Entre esses aminoácidos essenciais, apenas três aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA – Branched Chain Amino Acids) serão determinantes para ativação da síntese de proteínas musculares, tais como: leucina, valina e isoleucina.

O Whey Protein (derivado do soro do leite) é a mais conhecida fonte de proteína para suplementação, porém a Proteína da Ervilha vem ganhando cada vez mais espaço no mercado suplementar, como mostramos no início desse artigo.

Como ela é produzida?

Ela é cultivada principalmente no Canadá e no norte da França (país fornecedor da Proteína da Ervilha utilizada no Veggie Protein). A ervilha passa por um processo inovador desenvolvido sem a utilização de solventes químicos, cuja finalidade seria manter suas propriedades funcionais e valores nutricionais elevados.

Como esse processo é simples e seguro, a farinha de ervilha é desidratada. E logo em seguida ocorre a separação do amido da fibra de proteína, que é coagulada, purificada e cuidadosamente seca através de um processo de múltiplos estágios por spray dryer. E finalmente será aglomerada com o intuito de facilitar o uso e aplicação.

Com o resultado dessa extração, obtém-se a Proteína da Ervilha com alto teor proteico (aproximadamente 85%) com baixa quantidade de gordura (em torno de 6%) e com perfil favorável de ácidos graxos (cerca de 80% de ácidos graxos insaturados).

Por que a Proteína da Ervilha é a preferida dos atletas?

Assim como o feijão e o grão de bico, a ervilha também é uma excelente fonte de proteínas com alto valor biológico. E devido a isso, ela fornece boa digestibilidade e perfil de absorção rápida, ajudando bastante no ganho de massa magra.

Outra vantagem da ervilha em relação às outras fontes vegetais (como a soja e o arroz, por exemplo) é que ela não é considerada alergênica, possuindo perfil de segurança favorável.

Resumindo:

A Proteína da Ervilha possui os seguintes benefícios:

1) É uma excelente fonte de proteínas com alto valor biológico;
2) Boa digestibilidade;
3) Absorção rápida;
4) Não é alergênica;
5) Ajuda bastante no ganho de massa magra.

E é por esse motivo que a suplementação de Proteína da Ervilha é muito procurada pelos atletas veganos.

Onde encontrar Proteína da Ervilha?

Além da Proteína da Ervilha, você poderá encontrar também outros produtos veganos na nossa Loja:

🛒 Proteína da Ervilha e Produtos Veganos

Dica da nossa Loja: Veggie Protein Essential

A Proteína da Ervilha do Veggie Protein possui certificação NON-GMO (não geneticamente modificados), certificação Kosher (alimento permitido obtido de acordo com as leis alimentares judaicas) e certificação Halal (alimento permitido obtido de acordo com os preceitos e as normas ditadas pelo Alcorão Sagrado e pela Jurisprudência Islâmica).

E sendo um produto ideal para veganos e vegetarianos, Veggie Protein é uma suplementação 100% vegetal com sabor delicioso e natural de cacau, desenvolvida com a combinação perfeita da proteína isolada da ervilha e da batata (que fornece quantidade ideal de aminoácidos de alto valor biológico).

E promove também, entre outros benefícios, um melhor desempenho esportivo e prevenção da degradação muscular.

Diferenciais do Veggie Protein:

  • Vegano e vegetariano;
  • Combinação da proteína isolada da ervilha (85% de proteínas) e da batata (97% de proteínas) altamente puras e concentradas;
  • 22 gramas de proteína por porção;
  • Sem glúten e açúcar;
  • Sem adoçantes artificiais;
  • Sem lactose e caseína;
  • Sem conservantes;
  • Sem gorduras trans;
  • Sem corantes artificiais.

Benefícios do Veggie Protein:

  • Melhora a performance física e muscular;
  • Reduz a degradação muscular;
  • Auxilia no pós-operatório;
  • Aporte proteico;
  • Dietas de emagrecimento.

Onde encontrar Veggie Protein?

Você poderá encontrar esse tipo de produto no site da nossa Loja:

🛒 Veggie Protein (lata)

🛒 Veggie Protein (sachê)

Agora que você sabe sobre a Proteína da Ervilha, escreva nos comentários abaixo se já aderiu à dieta vegana.


Leia 3 mais artigos:

Suplementos Veganos para ganho de massa muscular.

Proteínas para alérgicos ao leite: existe uma saída tolerável para intolerantes à lactose.

Coenzima Q10: descubra por que essa vitamina é muito utilizada por esportistas.

Deixe uma resposta