Tempo de leitura: 3 minutos
Uma dúvida muito comum para quem procura ganhar massa muscular seria escolher qual tipo de suplemento que atenda melhor ao seu Objetivo: Proteínas Veganas ou Whey Protein?
Para aqueles que adotaram uma dieta vegetariana/vegana, um dos maiores desafios seria conseguir fornecer ao seu corpo a quantidade de proteínas necessárias para o seu bom funcionamento. E quando o Objetivo é aumento de massa muscular, essa preocupação se torna ainda maior porque o uso da suplementação é praticamente inevitável.
E como o suplemento proteico mais utilizado é de origem animal (pois o Whey Protein é obtido do soro do leite da vaca), surgiram algumas alternativas de origem 100% vegetal, oriundas de alimentos como a soja, a ervilha e o arroz.
Porém, a questão que fica é: será que essas opções possuem a mesma eficácia que o Whey Protein?
Para responder a essa questão, faremos uma comparação em 3 aspectos para depois chegar a uma conclusão.

1) Valor Nutritivo
O aspecto pode ser, talvez, onde encontramos mais diferenças entre as duas opções.
Isso porque as proteínas de origem vegana possuem uma ótima quantidade de aminoácidos essenciais, fazendo toda a diferença para o desenvolvimento muscular. Outro ponto forte é a baixa quantidade de gorduras e carboidratos, o que é essencial para diminuir o percentual de gordura corporal.
Entretanto, o Whey Protein, em sua versão concentrada, possui maior quantidade de gorduras e carboidratos. E se por um lado ele fornece mais energia para os treinos, por outro deve ser controlado na dieta para não aumentar a massa gorda.
Em relação à vitamina B12 (importante para o metabolismo dos aminoácidos e ácidos nucleicos), também encontramos diferença entre os suplementos proteicos. No Whey Protein, ela é encontrada naturalmente; já em proteínas de origem vegana é necessário adicionar essa vitamina à fórmula.
2) Eficiência na absorção
A velocidade e eficiência do suplemento ao ser absorvido pelo organismo é um dos fatores mais importantes para se levar em conta na hora de escolher o seu produto.
Nesse caso, podemos dizer que as proteínas veganas levam vantagem porque conseguem obter uma absorção mais acelerada do que o Whey Protein, entregando a proteína de forma mais rápida para os momentos em que o corpo mais precisa.
E o Whey Protein só consegue equilibrar essa luta apenas na sua versão hidrolisada, e esta é focada em melhorar a digestão e absorção da proteína pelo corpo.
3) Concentração de proteínas
Para suplementos proteicos, o ideal é ter maior quantidade de proteínas por porção.
Quando trazemos a comparação das proteínas, observamos que, embora a diferença seja pequena, o Whey Protein ainda consegue oferecer de 1 até 3 gramas a mais de proteínas por porção de 36g de suplemento.
E se compararmos com a versão isolada do Whey Protein, essa diferença poderá ser ainda maior.
Conclusão
Analisando os 3 aspectos acima, percebemos poucas diferenças de desempenho entre os dois tipos de proteína.
Enquanto as proteínas vegetais têm vantagens na absorção e na menor quantidade de carboidratos e gorduras, o Whey Protein possui maior quantidade de proteína por porção, além das versões Isolada e Hidrolisada que melhoram o desempenho do mesmo.
Logo, para quem procura uma proteína sem restrições na dieta, o Whey Protein ainda é a melhor opção. Já para quem é vegetariano/vegano, possui alergias ou intolerância a lactose, a utilização das proteínas vegetais são uma ótima alternativa e também entregam excelentes resultados.
Onde encontrar Proteínas Veganas ou Whey Protein?
Você poderá encontrar os dois suplementos na nossa Loja:
🛒 Whey Concentrado 🛒 Whey Isolado 🛒 Whey Hidrolisado
Depois de ler esse Artigo, você já se decidiu: prefere Proteínas Veganas ou Whey Protein? Escreva a sua opinião nos comentários abaixo.
Leia também mais Artigos sobre Whey Protein e Proteínas Veganas:
✅ Tipos de Whey Protein e suas características (Qual dos 3 você usa?)
✅ Suplementos Veganos para ganho de massa muscular.
✅ Proteína da Ervilha: mais saudável que a proteína animal, é uma dieta vegana preferida dos atletas.