Quanto tempo leva para ter resultados na musculação?

Tempo de leitura: 8 minutos

Já estou malhando na Academia. Quanto tempo leva para ter resultados na musculação?

Essa pergunta você já deve ter feito pelo menos uma vez para o seu Nutricionista, Personal Trainer ou para um amigo querendo resultados imediatistas, não é mesmo?

Pois saiba que a geração atual é marcada por uma característica inerente em seu cotidiano, permeando suas decisões, exigências e satisfação: eles querem que as coisas aconteçam rápido demais.

E seja comprando algo pela internet ou até mesmo pedindo comida, uma das principais qualidades que qualquer estabelecimento possa ter seria a rapidez na entrega. E, assim, acostuma-se a obter aquilo que se deseja em um espaço de tempo cada vez menor.

Dessa maneira, a perspectiva com os resultados na Academia não poderia ser diferente. Entretanto, será que existe um tempo certo para começar a ver os resultados? E existe alguma forma de encurtar esse período de forma saudável?

Para saber a resposta, prossiga lendo nosso artigo.

Comecei a malhar agora; quando verei a diferença?

Quanto tempo leva para ter resultados na musculação

Antes de tudo, você deveria ter em mente a seguinte pergunta:

Qual é o meu objetivo principal para iniciar os treinos?

Pode parecer até óbvio, mas as pessoas começam a praticar exercícios físcios por vários motivos, desde ficar com a aparência física do ator Arnold Shwarzenegger nos tempos áureos como Mr. Universe, ou até mesmo melhorar seu condicionamento físico e saúde.

Logo, apesar dessas duas pessoas buscarem resultados diferentes, o que fica claro é que o tempo para alcançar cada meta variará muito. Assim como o ator austríaco não ganhou aqueles músculos do dia para a noite, não espere que você consiga isso com facilidade, pois será necessário muito foco, resiliência e empenho.

Mesmo assim, o primeiro ano será o período sobre o qual ganhará massa muscular mais rápido, pois estudos revelam que, com treinos regulares de 4 a 5 dias por semana, é possível desenvolver até 1 Kg de massa muscular por mês, caso você esteja alinhando os treinos com a dieta e descanso.

Isso será um número que deverá ser levado como base porque, tanto o emagrecimento quanto a hipertrofia, ambos possuem inúmeros fatores que podem acabar interferindo nesse processo.

Existe alguma forma de acelerar o surgimento desses frutos?

Sim, existem dois pontos importantes para atingir suas metas: treino e dieta.

Várias pessoas acabam desistindo de fazer Academia (cuja taxa de desistência é enorme) porque acreditam que apenas treino seria suficiente para alcançar o corpo tão desejado, mas sequer sabem que a dieta também possui um papel determinante para qualquer um de seus objetivos.

E é através de uma dieta bem balanceada que nosso organismo encontrará energia para melhorar a performance nos exercícios, enquanto que os nutrientes ajudarão a aumentar a massa muscular e/ou facilitar a queima de gorduras. Por outro lado, um treino realizado sem acompanhamento da alimentação correta poderá atrasar muito o aparecimento dos resultados ou até fazer com que eles nunca aconteçam.

O mais importante de tudo é criar uma rotina cujos treinos e alimentação saudável acabem se tornando uma parte permanente de sua vida, e não como algo passageiro. Isso é essencial para obter sucesso, pois como a mudança é gradual, você poderá até se tornar mais paciente, treinando sua mente e seu corpo de forma a se acostumarem com essa mudança.

E, além disso, também é ideal trabalhar a resistência de todo o seu corpo e não focar apenas em algumas partes. Isso porque uma base forte fará toda a diferença em seu desenvolvimento a longo prazo, e a melhora na performance acontecerá mais rapidamente que o crescimento dos músculos.

Um acompanhamento com profissionais também se torna indispensável para esses casos porque são eles que vão direcioná-lo a melhores dietas, exercícios e rotina, tudo de acordo com a avaliação física de seu corpo.

Assim, um Personal Trainer será aquele que dirá a você quais seriam suas atividades físicas, intensidade/peso que sua estrutura física poderá suportar ou quando seria o melhor momento de aumentar a intensidade e a frequência dos exercícios.

E em relação às dietas, somente um nutricionista fará a construção das mesmas com os alimentos que fornecerão os nutrientes necessários para você atingir o resultado desejado.

Uma alimentação saudável também é a chave para o sucesso

O setor de alimentos saudáveis tem crescido consideravelmente nas últimas décadas. São opções de alimentos que podemos incluir no dia a dia, pois substituem vários itens que poderiam fazer mal à saúde e prejudicar o nosso corpo.

E na nossa Loja temos várias dessas opções para você inserir em seu cotidiano, podendo até mesmo fazer muita diferença:

1) Temperos 0% sódio

São temperos prontos para aumentar o sabor de suas refeições, porém sem incluir sal em sua composição.

🛒 Veja Temperos 0% Sódio na nossa Loja

2) Caldas Doces Fit

São caldas prontas para o consumo com 0% de açúcares, sódio e calorias.

🛒 Veja Caldas Doces Fit na nossa Loja

3) Chocolates Proteicos

São chocolates com altos índices proteicos, sendo ideais para serem consumidos após o treino.

🛒 Veja Chocolates Proteicos na nossa Loja

4) Edulcorantes (Adoçantes)

São adoçantes que elevam o sabor dos alimentos, substituindo o açúcar e não aumentam a glicemia.

🛒 Veja Edulcorantes (Adoçantes) na nossa Loja

5) Bebidas Proteicas

São bebidas com altos índices de proteínas, fáceis de transportar e na digestão.

🛒 Veja Bebidas Proteicas na nossa Loja

6) Snacks Proteicos

São salgadinhos prontos para o consumo com baixo teor de carboidratos e bom índice de proteínas e minerais.

🛒 Veja Snacks Proteicos na nossa Loja

Suplementos Alimentares: outra opção para turbinar seus resultados

Os suplementos alimentares se tornaram grandes aliados para você alcançar os melhores resultados em um espaço de tempo menor. E assim como as dietas, eles também devem ter seu uso controlado, sendo ideal que você solicite auxílio com um nutricionista para obter resultados melhores.

Mas não se engane: não existe fórmula mágica, pois eles farão pouca (ou nenhuma) diferença se você não estiver malhando.

E sendo diferente dos anabolizantes, os suplementos são uma opção saudável e segura porque a maioria é composta por produtos naturais em versões mais concentradas, disponibilizando apenas o que o seu corpo precisa para atingir o seu objetivo e com vários segmentos, cada um especializado em um tipo de resultado, tais como:

1) Energéticos

Eles agem complementando com nutrientes perdidos nas atividades físicas, agindo também como fontes preciosas de energia para melhorar o desempenho nos treinos.

🛒 Veja Energéticos na nossa Loja

2) Antioxidantes

São compostos por nutrientes encontrados em frutas, protegendo as células dos radicais livres para evitar o envelhecimento precoce, por exemplo.

🛒 Veja Antioxidantes na nossa Loja

3) Proteicos

Eles são formados por aminoácidos para auxiliar na formação muscular e no crescimento de massa.

🛒 Veja Proteicos na nossa Loja

4) Vitamínicos

Eles suprem carências de vários nutrientes essenciais para o corpo, com benefícios que vão desde o aumento de imunidade até combater o cansaço e problemas hormonais.

🛒 Veja Vitamínicos na nossa Loja

5) Termogênicos

Eles aumentam a temperatura do corpo e aceleram o metabolismo, facilitando o emagrecimento.

🛒 Veja Termogênicos na nossa Loja

Conclusão: Tendo paciência e disciplina, logo o resultado aparece!

Como vimos nesse artigo, existem muitos fatores determinantes para que os resultados dos treinos possam aparecer. E não adianta ter pressa e ser radical, pois só irá lhe fazer mal, ou acabar cedendo aos anabolizantes que podem lhe trazer crescimento de massa muscular num prazo curto, porém com custo altíssimo para a sua saúde.

Deixe o seu corpo se acostumando e treine gradualmente, superando pouco a pouco seus limites para se desenvolver de uma forma mais sustentável.

Os alimentos funcionais e o suplementos podem fazer muita diferença, porém é muito importante que sejam de marcas confiáveis e de ótimo fornecedor para lhe dar confiança e segurança na hora de comprar.

E como você já deve ter percebido, a nossa Loja possui todos os itens mencionados acima e milhares de outras opções, além de entregarmos também para todo o Brasil.


Escreva nos comentários abaixo se esse artigo ajudou você para entender quanto tempo leva para ter resultados na musculação.

Leia também mais 4 Artigos:

Treino para iniciantes: saiba 7 Regras Infalíveis para detonar na Academia.

Mitos e Verdades sobre suplementos: conheça 5 Mitos e descubra a sua Verdade.

Você sabe como deve ingerir de Proteína por dia para ganhar massa muscular?

Whey com água ou leite? Descubra qual deles é o ideal para ganhar massa muscular ou emagrecer.

Deixe uma resposta