Quitosana: uma fibra natural que estimula o emagrecimento.

Tempo de leitura: 3 minutos

A Quitosana é uma fibra natural de origem animal que apresenta propriedades benéficas superiores a outras fibras dietéticas (tanto sintéticas quanto naturais). Ela também é considerada um alimento funcional pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pode até estimular o emagrecimento. E hoje em dia as pessoas estão buscando meios para alcançar esse objetivo.

Se anos atrás a capacidade do organismo humano em armazenar energia sob a forma de gordura (lipídios) já foi essencial para a sobrevivência e evolução humana, atualmente o consumo elevado de alimentos gordurosos aumentou a propensão à obesidade. E, por consequência disso, aumentou também o risco de morte prematura, doenças da vesícula biliar, diabetes, aterosclerose, hipertensão e câncer.

Portanto, estar acima do peso não está mais relacionado a um problema meramente estético e, sim, pode significar também um fator de risco à saúde.

Quitosana: uma fibra natural que estimula o emagrecimento.

O que é Quitosana?

É uma fibra natural derivada da quitina, um polissacarídeo encontrado no exoesqueleto de crustáceos, que auxilia a reduzir a absorção de gordura e colesterol no corpo humano, além de ajudar também na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

Como a Quitosana se liga a moléculas de gordura no trato digestivo, reduz a possibilidade de ser absorvida pelo organismo. Isso promoverá uma redução energética na dieta (ocasionando um aumento no bolo fecal ou frequência de evacuações), sendo uma ótima alternativa para programas de emagrecimento.

Como a Quitosana age no organismo

1) Se a Quitosana for ingerida antes das refeições, ela se transformará em gel ao entrar em contato com as condições estomacais. Nesse gel formado, ela atrairá (e se ligará) a moléculas ácidos graxos e sais biliares (gorduras).

2) Quando as gorduras ingeridas na alimentação entrarem em contato com esse gel, serão logo capturadas. Assim, a Quitosana será solidificada, permanecendo como um envoltório sobre a gordura (que evitará também a ação dessas gorduras), impedindo desse modo que seja absorvida pelo organismo e, consequentemente, será excretada juntamente com as fezes.

Benefícios

Entre os seus benefícios, podemos destacar:

1) É uma fibra dietética;
2) Estimula o emagrecimento;
3) Pode absorver a gordura ingerida através da dieta;
4) Reduz a absorção energética, evitando acúmulo de gordura;
5) Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

Curiosidade

1 grama de Quitosana consegue absorver, aproximadamente, 10g de gordura.

Vale lembrar que ela agirá somente sobre a gordura que foi ingerida e que está presente no estômago, e não na gordura localizada.

Como tomar

O momento ideal para se usar Quitosana seria:

1) Antes das refeições ricas em alimentos gordurosos

Geralmente no almoço e/ou jantar.

2) Café da manhã

Quando houver, por exemplo, consumo de ovos, bacon e manteiga.

Onde encontrar Quitosana?

Você poderá encontrar Quitosana na nossa Loja:

🛒Suplementos de fibra natural

Você costuma usar Quitosana para emagrecer ou prefere outro produto? Escreva nos comentários abaixo para dar a sua opinião sobre esse assunto.


Leia mais 3 Artigos sobre emagrecimento:

Suplementos para emagrecer: conheça 4 para turbinar o seu corpo agora e alcançar logo o seu objetivo.

Ranking das Dietas: 16 dietas avaliadas por profissionais da saúde.

Bolo de Caneca Proteico: ajuda a perder peso, protege o coração e faz bem para a sua pele, unhas e cabelo.

Deixe uma resposta