Salada Fit: previne o câncer, protege o coração e ajuda a emagrecer.

Tempo de leitura: 10 minutos

A Receita de Salada Fit é muito fácil de fazer, é saborosa e possui muitos benefícios para a sua saúde devido aos seus ingredientes variados.

Veja abaixo os benefícios de cada ingrediente dessa receita de Salada Fit:

1) Peito de Frango

O Peito de Frango é muito recomendado pelos nutricionistas por ser uma boa alternativa para incluir proteínas numa dieta saudável e equilibrada.

Ele possui baixo teor de gordura e é rico em vitaminas (A, complexos B, C, D, K), sendo indicado para ser consumido como cozido, assado ou grelhado, e deverá ser evitado o seu consumo frito ou à milanesa.

Podemos destacar também 4 benefícios: previne o câncer (próstata, mama ou colorretal)ajuda a manter o coração saudável (vitamina B6); fornece energia (rico em aminoácidos essenciais); e diminui os riscos de Alzheimer (presença da niacina).

Fonte: Peito de frango grelhado: Por que ele é tão recomendado em dietas alimentares? (Conquiste sua vida)

2) Limão

A cada 100g de limão, ele possui apenas 26 calorias, sendo rico em vitamina C, sais minerais (cálcio, magnésio, fósforo e potássio), carboidratos e fibras.

Seus benefícios são: melhorar a imunidade; combater gripes e resfriados (se usado chá com mel); ajudar a emagrecer; tratar a prisão de ventre; proteger os órgãos de doenças degenerativas e infecções (como a candidíase); acelerar o processo de cicatrização; aliviar a dor da gota ou reumatismo; diminuir o inchaço e pressão arterial; prevenir o envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer; e tratar a anemia.

Fonte: Conheça todos os Benefícios do Limão. (Tua Saúde)

3) Erva Doce

A Erva Doce é uma espécie de herbácea aromática comestível utilizada na culinária, perfumaria e como aromatizante de bebidas. Ela possui boas quantidades de potássio (um eletrólito importante que se concentra no interior das células com propriedades vasoprotetoras, ajudando a controlar a pressão arterial e equilibrar também o ritmo de batimentos cardíacos). Combate os radicais livres pró-inflamatórios e contém vitamina A, vitamina B6, ácido fólico, niacina, riboflavina, tiamina, cobre, ferro, cálcio, magnésio, manganês e zinco. E, além disso, contém também a vitamina C, que ajuda o organismo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e prejudiciais.

Entre os seus benefícios, podemos destacar: reduz os gases, diminui problemas estomacais (presença do ácido málico), diminui cólicas (efeito calmante) e reduz inchaço (efeito diurético).

Existem outros Benefícios da erva doce em estudo: boa em casos de gripes e tratamento de câncer.

Fonte: Erva doce: para que serve, benefícios e como consumir. (Minha Vida)

4) Uva Itália

A Uva Itália é de origem asiática e foi cultivada primeiramente em São Paulo, porém hoje a maior produção se encontra no Nordeste Brasileiro.

Ela é rica em vitaminas, proteínas, carboidratos, iodo, fósforo e flavonoides.

Entre os seus benefícios, podemos destacar: ótimo para a visão (presença dos antioxidantes); hidrata a pele e combate o envelhecimento precoce (combinação com vitaminas); combate a inflamação; é boa para a saúde óssea e auxilia no processo de coagulação, desobstruindo as células do nosso corpo.

Fonte: Benefícios da Uva Itália para a saúde. (Alimentos)

5) Pimentão Vermelho

O Pimentão possui sabor muito intenso, podendo ser comido cru, cozido ou assado. Existe pimentão amarelo, verde, vermelho, laranja ou roxo, cujas cores tem influência no sabor e aroma.

Essa hortaliça é rica em vitaminas (A, C, Complexo B) e minerais.

Benefícios do Pimentão: fortalece o sistema imune; tem ação antienvelhecimento devido aos antioxidantes e vitaminas do Complexo B; auxilia na absorção do ferro (presença da vitamina C); contribui para a manutenção de ossos e dentes saudáveis (presença do cálcio); e mantém a visão saudável devido às vitaminas A e C.

Fonte: Pimentão verde, vermelho e amarelo: benefícios e receitas. (Tua Saúde)

6) Cebola

A Cebola é um bulbo comestível pertencente à mesma família do alho e alho poró. É pouco calórica, sem gordura ou colesterol, sendo uma ótima opção para prolongar saciedade. Ela pode facilitar a perda de peso; estimular o funcionamento dos rins; fortalecer o seu Sistema Imunológico; melhorar a circulação; pode evitar o câncer; combate os radicais livres (ou seja, previne contra o envelhecimento precoce da pele); controlar a glicemia; e estimular a síntese de colágeno.

Fonte: 10 Benefícios da Cebola – Para Que Serve e Propriedades. (Mundo Boa Forma)

7) Alface

A Alface é um vegetal rico em fibras que ajuda a emagrecer (poucas calorias e, devido às fibras, aumenta a sensação de saciedade); combate a insônia (propriedades calmantes) e prisão de ventre (rico em fibras); previne câncer (antioxidantes) e anemia (ácido fólico); mantém a saúde dos ossos (vitamina K); e ajuda no controle do diabetes (diminui o índice glicêmico das refeições).

Fonte: Benefícios da alface e informação nutricional. (Tua Saúde)

8) Rúcula

A Rúcula possui vitaminas A, C, K, cujos benefícios são: pode ajudar na prevenção do câncer; contribui para a saúde dos olhos e da pele; fortalece o Sistema Imunológico; melhora nas funções cerebrais; previne a osteoporose (vitamina K); regula o diabetes (contém antioxidantes); melhora a oxigenação muscular e a digestão; é boa para as mulheres grávidas (fonte de ácido fólico); e ajuda na perda de peso devido às fibras, gerando saciedade.

Fonte: Benefícios da Rúcula, dicas e receitas. (Mundo Boa Forma)

9) Manga

A Manga é originária da Ásia, possui sabor doce e refrescante, sendo matéria-prima de várias receitas.

Benefícios da Manga:

Ela combate o diabetes (grande quantidade de fibras); alivia a prisão de ventre; previne o câncer (estimula a produção de ácidos graxos de cadeia curta no organismo); protege o coração contra hipertensão e infarto; reduz o colesterol ruim (presença da vitamina C); fortalece a imunidade (contém bastante vitaminas C e A); retarda o envelhecimento (antioxidantes); protege a pele; e hidrata os cabelos.

Curiosidade:

Comer manga com leite não faz mal, pois é um mito. Historiadores comentam que a má reputação da manga com leite vem desde a época do Brasil Colônia, uma vez que o leite era um alimento exclusivo a patrões e inventaram esse boato para evitar que a bebida fosse consumida por escravos.

Fonte: Manga: 9 benefícios da fruta, tipos, receitas e mitos. (Minha Vida)

10) Maionese

A Maionese é uma gordura boa rica em ácidos graxos insaturados (Ômega 3 e 6) assim como a castanha-do-pará, nozes, azeite, peixes e abacate.

E ao ser consumida de forma adequada, pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, além de não conter também gorduras trans, conforme informou a nutricionista Lara Natacci (doutoranda em Educação e Saúde pela USP e coach de bem estar).

Fonte: De vilã à mocinha, maionese entra na lista de alimentos com “gordura boa”. (Eu Atleta)

11) Sal

O Sal é uma estrutura cristalina composta principalmente por moléculas de sódio e cloro, outros minerais em quantidades menores, e Iodo (que é adicionado nele).

Benefícios: Se o sal for consumido de forma correta, poderá se tornar um bom aliado do coração; é fonte de Iodo; evita o cansaço (presença do sódio para fornecimento de energia para o nosso organismo); bom para os músculos; e equilibra a quantidade de água no corpo (o sal retém os líquidos, enquanto que o potássio provoca excreção da água).

Como existem vários tipos de sal, recomendaremos apenas dois tipos por serem benéficos à nossa saúde:

a) Sal Marinho

É obtido pela evaporação da água do mar e não passa por nenhum processo térmico, refinamento ou branqueamento. Isso mantém todos os ingredientes que o sal refinado possui. E além do sódio, possui também flúor, cálcio, magnésio e iodo natural.

E para temperar os alimentos com o sal marinho, usa-se menor quantidade de sal porque tem um sabor mais forte que o sal refinado. Isso seria uma forma simples de aumentar o consumo de minerais.

b) Sal Rosa do Himalaia

Ele é conhecido como sal de rocha rosa devido à sua coloração, sendo encontrado na região do Himalaia e é rico em mais de 80 minerais diferentes. No entanto, ele ainda é rico em sódio e, portanto, deve-se tomar muito cuidado ao consumi-lo.

É considerado um sal mais saudável que o sal de cozinha tradicional porque não possui quaisquer aditivos ou produtos químicos.

Fonte: Sal: tipos, benefícios e como consumir de forma saudável. (Minha Vida)

Fizemos também um Artigo Especial caso você queira usar produtos zero sódio (sem sal):

✅ Produtos Zero Sódio: dê um sabor especial nas suas refeições.

12) Pimenta-do-reino

A Pimenta-do-Reino tem sua origem na Índia, e pode ser utilizada em qualquer prato salgado, mas também em pratos doces e frutas. Ela ajuda o seu sistema digestivo e na absorção de nutrientes (reduz gases, azia e prisão de ventre); auxilia a parar de fumar; ajuda no emagrecimento; é um agente bacteriano e evita a retenção de água.

Fonte: Os benefícios da pimenta do reino. (Blog Minerva)

E agora confira a Receita de Salada Fit:

Salada Fit

Salada Fit

INGREDIENTES

  • 300 gramas de peito de frango cozido e desfiado
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 1 xícara (chá) de erva doce em fatias
  • 1 xícara (chá) de uva itália cortada ao meio, sem semente
  • 1/2 xícara (chá) de pimentão vermelho picado
  • 1 unidade de cebola pequena picada
  • 1/2 xícara (chá) de maionese
  • 1/2 maço de alface lisa ou crespa
  • 1/2 maço de rúcula
  • 1 xícara (chá) de manga cortada em cubinhos
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO

1) Em uma tigela grande, coloque o frango desfiado.
2) Tempere com o suco de limão.
3) Acrescente a erva doce, a uva, o pimentão, a cebola e tempere com sal e pimenta.
4) Misture os ingredientes com a maionese.
5) Em uma saladeira, disponha as folhas de alface e rúcula lavadas e secas.
6) Em cima de cada uma, coloque o recheio e enfeite com os cubinhos de manga.
7) Assim que ficar pronto, pode se servir.

Dica: a maionese pode ser substituída também por molho rosê.

***** DICAS IMPORTANTES *****

A) Todos os ingredientes acima (peito de frango, limão, uva itália, pimentão vermelho, cebola, maionese, alface, rúcula, manga, sal e pimenta-do-reino) você compra no supermercado.


Se você gostou dessa Receita de Salada Fit, escreva nos comentários abaixo.

Veja também mais 3 Receitas:

Molho de Salada com Óleo de Coco: mínimo de calorias, máximo de imunidade contra doenças.

Pizza Fit de Queijo Minas Frescal: ajuda a emagrecer, combate a hipertensão e mantém a sua pele saudável.

Hambúrguer de Frango Fit: boa fonte de proteína, também protege o coração e previne o câncer.

Deixe uma resposta