Suplementação Infantil é uma boa ideia? Descubra se faz bem ou mal à saúde das crianças.

Tempo de leitura: 3 minutos

O bom desenvolvimento de uma criança depende de diversos fatores, porém, um dos mais importantes é garantir os nutrientes que o organismo dela precisa para manter o bom funcionamento. Embora seja possível obter tudo o que precisa através da alimentação, na maioria das vezes essa é uma tarefa bem desafiadora.

Isso ocorre tanto pela dificuldade em fazer o pequeno comer tanta variedade de alimentos (e muitos acabam rejeitando alimentos diferentes), quanto em conseguir disponibilizar um cardápio rico e variado diariamente.

Levando tudo isso em conta, discutiremos hoje como a suplementação infantil pode ser uma ótima alternativa nesses casos e quais são os nutrientes mais importantes que podem ser suplementados.

Suplementação Infantil é uma boa ideia?

Comprimidos e cápsulas já são coisa do passado!

Uma das maiores dificuldades encontradas pelos pais é fazer com que os seus filhos ingerem suplementos em comprimidos e cápsulas, que naturalmente eram rejeitados pelas crianças.

Atualmente, com a evolução da tecnologia na área de suplementos, foi possível desenvolver formas muito mais atrativas e saborosas para entregar os nutrientes certos.

Algumas das opções mais simples são a substituição das cápsulas por balas de goma, sendo possível encontrar as vitaminas C e D nesse formato. E além de serem saborosas como uma bala normal, elas são muito saudáveis e ricas em nutrientes.

Também é possível encontrar achocolatados que atuam como suplemento multivitamínico, uma ótima alternativa ao achocolatado tradicional rico em açúcar. Pesquise bem, pois as opções são diversas e tornam esse processo muito mais fácil.

Quais são os nutrientes mais indicados para suplementar?

Essa dúvida é muito comum. Portanto, lembre-se que a melhor maneira de encontrar boas respostas é através da consulta com um bom nutricionista e/ou pediatra.

Em todo caso, listaremos aqui 3 das vitaminas e minerais mais importantes no desenvolvimento de uma criança e que são mais indicadas por especialistas para serem suplementadas:

1) Vitamina D

Apesar de ser muito conhecida por fortalecer e ajudar no desenvolvimento dos ossos e dentes, essa vitamina possui também diversos outros benefícios.

Ela é importante para aumentar a imunidade, já que ajuda a prevenir infecções bacterianas e virais. E também age diretamente na formação da estrutura muscular, dando maior força e agilidade para os membros.

2) Vitamina C

Essa vitamina também é um nutriente indispensável para manter a saúde e imunidade do seu filho em dia, pois auxilia no bom funcionamento das células de defesa do corpo.

E auxilia na absorção de diversos outros nutrientes, tais como os minerais, colágeno, etc. Ou seja, a Vitamina C é muito importante para o desenvolvimento infantil.

3) Ferro

A anemia por deficiência de ferro prevalece bastante entre crianças, principalmente nos países em desenvolvimento.

Ela é considerada a carência nutricional mais comum e exige conduta corretora, pois prejudica o desenvolvimento mental e psicomotor da criança, reduz o desempenho individual em tarefas diárias e afeta a resistência a infecções.


Escreva nos comentários abaixo a sua opinião sobre Suplementação Infantil.

Leia também mais 3 Artigos:

Vitaminas e Minerais ajudam a combater quais doenças?

Dieta ou Suplementação? Descubra qual seria a melhor opção para emagrecer.

Qual a importância do sono no aumento de massa muscular? Dormir bem influencia na hipertrofia?

Deixe uma resposta