Vida saudável: é possível manter a saúde durante o confinamento?

Tempo de leitura: 6 minutos

Há várias semanas que estamos esperando que as coisas normalizem no nosso país, que a pandemia esteja sob controle e a nossa rotina volte ao normal… E apesar do confinamento imposto pelo governo, será que é possível ter ainda uma vida saudável mesmo estando em casa?

Pois mesmo confinados, cuidar da nossa saúde é primordial, tanto para prevenir doenças quanto para se manter em forma. E agindo dessa forma, evitaremos também ganho de peso devido à mudança de rotina.

Assim, para ajudar você a encarar melhor esse confinamento, daremos 5 dicas preciosas que farão toda a diferença no seu cotidiano, especialmente para manter a sua vida fit e cheia de saúde.

Vida saudável: é possível manter a saúde durante o confinamento?

5 Dicas Preciosas para manter uma vida saudável durante o confinamento

Veja abaixo quais são essas 5 dicas:

1. Treinar em casa é essencial.

Seu corpo não precisa de academia; seu corpo precisa é de treino.

Pois academia é somente um facilitador que lhe fornece os equipamentos e um acompanhamento profissional. E se não podemos frequentá-la, só nos resta treinar em casa.

Embora pareça simples, praticar atividades físicas em casa pode trazer muitos desafios, mas você não precisa se preocupar.

Com a motivação certa e algumas atitudes abaixo, você poderá driblar esses problemas e ter ótimos resultados:

  • Use roupas confortáveis e apropriadas para os treinos (utilize tênis caso seja necessário);
  • Separe um espaço e um horário para que você não seja interrompido facilmente, pois distrações podem acabar com o seu treino;
  • Pesquise dicas e exercícios na internet, lembrando sempre de qual nível o seu corpo está para evitar lesões;
  • Uma alimentação saudável e boa hidratação são indispensáveis para melhorar seus resultados.

Leia também nosso Artigo Especial explicando com mais detalhes como você deve se exercitar em casa:

Como manter a boa forma se exercitando em casa?

2. Fuja de alimentos gordurosos e ricos em açúcar.

Nesse tempo em que estamos em casa, é muito comum surgir aquele desejo de se empanturrar com doces. Comer salgadinho com refrigerante no café da tarde e, de sobremesa, fazer um brigadeiro de panela.

Apesar de parecer uma boa forma para passar o tempo, esse tipo de alimentação possui sérias consequências a médio e longo prazo no seu corpo.

Portanto, a coisa mais inteligente de se fazer seria substituir esses alimentos por opções mais saudáveis e também deliciosas.

Que tal um café da manhã recheado de frutas acompanhado de um sanduíche natural?

Um Brigadeiro feito com Pasta de Amendoim também seria uma ótima opção para uma sobremesa deliciosa e saudável, não é mesmo?

Também é importante frisar que uma alimentação equilibrada não é apenas para manter o seu corpo em forma, mas também ela é essencial para ajudar você a fortalecer seu sistema imune.

Isso porque muitas vitaminas e minerais que o nosso corpo precisa para manter o bom funcionamento das células imunes só serão adquiridos através de uma boa alimentação. Logo, tome muito cuidado com a sua dieta!

Veja também 3 sugestões de nossas receitas fitness:

Café da Manhã Energético: fornece energia, protege a sua imunidade e previne doenças cardíacas.

Hambúrguer de Frango Fit: boa fonte de proteína, também protege o coração e previne o câncer.

Brigadeiro de Pasta de Amendoim: um doce sem sair da sua dieta.

3. Cuide bem do seu sono.

Uma boa noite de sono é um começo primordial para um dia produtivo e saudável porque é dormindo que o nosso corpo regulariza a função dos hormônios e recupera as energias.

Se você não dormir bem pode ter uma grande chance de ficar cansado e indiposto no dia seguinte, além de ficar mal-humorado.

Por isso listamos abaixo algumas boas práticas para ajudá-lo na hora de dormir:

  • Evite ingerir bebidas ou alimentos ricos em cafeína (pelo menos até 4 horas antes de dormir), pois o seu efeito estimulante poderá atrapalhar o seu sono;
  • Procure padronizar o horário em que vai para a cama, pois assim ajudará o metabolismo a ir se acostumando a desacelerar na hora certa;
  • Nada de ingerir alimentos pesados logo antes de dormir. O ideal seria comer alimentos leves (aproximadamente 3 horas antes) para garantir que você irá para a cama com a digestão já completa.

4. Hidrate-se.

Beber água é importante por diversos motivos.

Primeiro, a água é uma das principais responsáveis por transportar os nutrientes para os lugares certos de seu corpo, mantendo o ótimo funcionamento dele.

E, além disso, através do rim ela ajuda a filtrar as impurezas do organismo, desintoxicando seu corpo.

Também atua mantendo estável a temperatura do corpo (principalmente através do suor). Por isso que é tão importante se manter hidratado durante os treinos.

O ideal é ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, quantidade essa que poderá ser fracionada ao longo do dia, principalmente para aquele que não tem o costume de beber bastante água.

Fizemos um Artigo Especial sobre a água:

A importância da água na suplementação: eis o grande segredo da sua performance.

5. Hábitos de higiene podem salvar a sua vida.

Nunca é demais ressaltar a importância dos cuidados com a higiene, principalmente em uma época em que vivemos os perigos de uma pandemia de coronavírus.

E esses hábitos são essenciais para garantir a sua saúde e da sua família, diminuindo bastante o risco de contágio com o Covid-19 e também contra centenas de outros micro-organismos prejudiciais a nosso corpo:

  • Use máscaras: embora as máscaras comuns não sejam muito efetivas ao filtrar o vírus, ela diminui bastante a propagação dele. Logo, enquanto estivermos com esse alerta, lembre-se sempre de utilizá-las quando precisar sair de casa;
  • Lave as mãos constantemente. O sabão remove a capa de gordura que protege o vírus, pois sem ela esse vírus não consegue sobreviver;
  • Evite cumprimentos que necessitem de contato corporal: tocar as mãos ou o rosto em outra pessoa pode ser uma maneira muito fácil de propagar o vírus;
  • Ao tossir ou espirrar procure, se possível, proteger com o antebraço. Além de diminuir a propagação através do ar, ainda evita a contaminação de suas mãos, que são veículos mais fáceis para contágio do vírus.

Depois de conhecer as 5 Dicas Preciosas para manter uma vida saudável durante o confinamento, escreva nos comentários abaixo se elas ajudaram você.

Leia também mais 3 Artigos:

Como aumentar sua imunidade em tempos de coronavírus?

Vitaminas e Minerais ajudam a combater quais doenças?

Corrida e Ciclismo: por que são tão importantes para o seu corpo?

Deixe uma resposta